Um empreendedor que tenha loja física consegue perceber quais produtos têm mais saída, quais vendem menos e identificar as campanhas e promoções que conquistaram um retorno positivo. Mas, quando essas vendas são levadas ao universo online, as possibilidades de expansão crescem significativamente.
Um site pode ajudar a sua empresa a vender mais, e isso não é regra apenas para grandes corporações. O pequeno e médio empreendedor, ao lançar um site responsivo, além de ter um constante monitoramento do desempenho das vendas, consegue selar uma valiosa interação com os clientes.
A seguir, vamos mostrar como a presença online é fundamental para as PMEs nos dias de hoje. Confira!
Tenha um site responsivo e com visual atrativo
Um site atrativo, que tenha a identidade de sua marca e, acima de tudo, passe credibilidade ao cliente já tem meio caminho andado para atrair novos consumidores e, consequentemente, ampliar as conversões em vendas.
A outra parte dessa trajetória de como um site pode ajudar a sua empresa a vender mais tem a ver com a presença dos smartphones e tablets nesse processo. Para impulsionar os negócios no ambiente online, o seu site tem que ser funcional também para os dispositivos móveis.
Isso porque 50% das pesquisas sobre produtos são feitas primeiramente nos celulares, por conta da praticidade. Ter um site responsivo significa que todo o conteúdo e navegação da web se adapte ao tamanho das telas dos dispositivos móveis. Além disso, outro fator decisivo para conversão em vendas é disponibilizar os contatos e endereço físico da empresa na rede de pesquisa do Google.
Acompanhe o perfil dos seus clientes por meio do monitoramento
Existem várias ferramentas gratuitas que ajudam as PMEs a acompanhar o perfil, comportamento e localidade dos clientes. O Google Analytics é a mais famosa. Por meio de métricas, o Analytics mapeia a origem, a localidade e onde o seu site mais impacta e também onde há mais índice de abandono. Na ferramenta, é possível acompanhar em tempo real como está o tráfego da página e acessar diferentes tipos de relatórios.
A Crazy Egg é outra plataforma que mostra em quais links, dentro do seu site, os clientes mais clicam, além de um mapa que aponta onde há mais atividade. O seu site pode ajudar a sua empresa a vender mais, pois a partir do monitoramento e das informações dos clientes, as PMEs podem aprimorar e potencializar as ações de vendas.
Seu site pode ajudar a sua empresa a vender mais com conteúdo novo e relevante
Assim como as lojas físicas exibem os produtos no mostruário de maneira a atrair mais clientes, no site você pode colocar conteúdos novos de maneira criativa e relevante para o cliente. Além do catálogo online, os pequenos e médios empreendedores podem colocar informações que chamem a atenção do consumidor, como promoções, frete grátis, queima de estoque e descritivos completos dos produtos.
Crie uma landing page amigável
A homepage do seu site não é a única forma do cliente conhecer os seus produtos ou serviços na internet. O seu site pode ajudar a sua empresa a vender mais quando ele conta com uma landing page, que é uma página de entrada por onde o consumidor chega ao seu site. Para ser efetiva, a landing page deve ser objetiva, chamar para uma ação, como preenchimento de um cadastro para promoção, e ter um layout funcional.
Se você precisa de ajuda para ter um site responsivo e colocar em prática as etapas que discutimos neste post, entre em contato conosco por meio dos comentários abaixo.