A etapa de pós-vendas é tão importante quanto aquela que acontece antes do “sim” do cliente. Ela consiste em acompanhar a pessoa que fez a compra e ajudá-la a ter a melhor experiência possível, inclusive com o uso do produto ou solução.
Isso é muito importante tanto para fidelizar os clientes, devido ao aumento da satisfação, quanto para gerar mais vendas. Com uma base de clientes sólida, o resultado tende a ser muito mais positivo.
Por isso, veja 4 maneiras de fidelizar clientes e saiba mais!
1. Mantenha o contato e o relacionamento com o cliente
Uma das maneiras de fidelizar clientes é se preocupando em manter o relacionamento com o cliente. Ou seja, a compra não é o momento final e quem já converteu precisa de tanta atenção quanto quem ainda está se decidindo.
Para isso, é necessário adquirir e acompanhar os dados dessas pessoas. Verifique, por exemplo, o comportamento de interação com a marca e estimule o engajamento.
Montar um fluxo de nutrição usando o marketing digital é outra possibilidade vantajosa. Por meio do e-mail marketing, por exemplo, é viável oferecer conteúdos informativos e novas ofertas para que a marca permaneça próxima do cliente, levando à sua fidelização.
2. Treine a equipe como uma das mais importantes maneiras de fidelizar clientes
Para que tudo isso seja possível é preciso estruturar o processo a ser executado depois que há a conversão. Defina, por exemplo, quanto tempo após a compra uma determinada ação deve ser executada e quais são os pontos que devem ser colocados em prática.
Padronizar o comportamento do pós-vendas evita que oportunidades sejam perdidas por passos importantes não terem sido considerados, por exemplo.
Também é fundamental que a equipe esteja devidamente treinada. Todos devem reconhecer a importância desse processo, como ele deve ser executado e como usar as ferramentas. Um CRM é de grande auxílio e os funcionários devem saber tirar o melhor deles.
3. Busque maximizar a satisfação e o sucesso de quem compra
O pós-vendas está diretamente ligado a uma abordagem conhecida como customer success. A ideia por trás disso é atuar de modo que o consumidor possa tirar o máximo possível dos recursos adquiridos. Com isso, trata-se de uma das maneiras de fidelizar clientes e aumentar as vendas.
Dessa forma, é preciso que a equipe se dedique em orientar e auxiliar as pessoas. Se a sua empresa oferece softwares, por exemplo, ela precisa dar suporte e treinamento para que os clientes consigam integrar a ferramenta à sua realidade. Com isso, eles tendem a ficar mais satisfeitos.
E, por falar nessa questão, também vale a pena fazer pesquisas de satisfação, como conhecer o Net Promoter Score (NPS). Ao reconhecer os clientes que não estão plenamente satisfeitos, é possível agir para que o processo fique totalmente alinhado.
4. Antecipe-se às necessidades do consumidor
Uma das questões-chave para o sucesso dessa abordagem é a proatividade. Isso significa mais do que atender às exigências, indo além e antecipando-se a elas. Dessa maneira, maximiza-se a satisfação e a experiência fica muito melhor.
Isso é possível, principalmente, pela análise de dados. Ao acompanhar o histórico de interações do consumidor, encontram-se oportunidades de fazer novas ofertas ou mesmo de ter ações que auxiliem.
Se a análise do CRM mostra que um cliente está buscando informações sobre um determinado ponto, a empresa pode entrar em contato e oferecer ajuda ou fazer uma oferta de upgrade (up sell) ou de complemento (cross sell).
Além de ajudar o faturamento, demonstra atenção, interesse e personalização — e todos eles são fatores para um relacionamento de sucesso.
Com essas maneiras de fidelizar clientes, é possível ter pessoas mais satisfeitas e, principalmente, que compram mais. Isso ajuda a fortalecer o empreendimento, trazendo novas e melhores oportunidades.
Você já emprega alguma dessas táticas? Compartilhe sua experiência nos comentários e participe!