Para alavancar os resultados do negócio e gerar maior robustez, é fundamental pensar em formas de divulgar o empreendimento. Além de atrair novas pessoas, é uma maneira de posicionar a marca corretamente e aumentar as chances de venda.
Como qualquer ação do tipo exige investimento, é preciso pensar em quais são as melhores possibilidades. O retorno oferecido é a maneira ideal de comparar oportunidades e de garantir uma boa atuação.
Por isso, veja quais são os melhores meios de divulgação e conheça quais escolher.
Como calcular o retorno da divulgação?
O retorno de uma ação está ligado à capacidade de gerar benefícios, em relação ao que foi aplicado inicialmente. Em geral, a maneira adequada de calcular é por meio do Retorno sobre Investimento (ROI).
Numericamente, é dado pela seguinte fórmula:
ROI = [(Ganhos – Gastos) / Gastos] x 100%
Uma ação que custa R$ 5 mil e traz R$ 15 mil de retorno tem um ROI de 200%. Já uma que retorna R$ 50 mil, mas que exige R$ 45 mil tem apenas 10%.
Isso demonstra que nem sempre as ações mais baratas ou com maiores ganhos são as melhores. É preciso pensar no lucro e, principalmente, no investimento inicial.
Também é conveniente considerar outras questões, como o uso de tempo e o custo de oportunidade. Ao avaliar todos esses pontos, é possível comparar quais são os meios interessantes.
Afinal, quais são os meios de divulgação com melhor retorno?
Cada empresa tem um público, um conjunto de objetivos e uma situação. Portanto, nem sempre o que funciona em um estabelecimento dará certo da mesma maneira em outro. Contudo, do ponto de vista do marketing, algumas alternativas se destacam.
É o caso do marketing digital. As ações online geram leads 60% mais baratos e nutrí-los leva a 50% a mais de vendas por um custo 33% menor. Isso já demonstra a capacidade de criar ótimas vendas.
Dentro desse ambiente, é possível recorrer a uma série de estratégias específicas. O e-mail marketing, por exemplo, tem um retorno de 38 dólares para cada 1 dólar investido. Também é a abordagem com melhor taxa de conversão do e-commerce.
Enquanto isso, o marketing de conteúdo é poderoso, se feito corretamente. Empresas que publicam, ao menos, 16 posts por mês conseguem 3,5 vezes mais tráfego do que aquelas que não usam a estratégia.
As redes sociais são igualmente importantes. O Facebook influenciou, por exemplo, 52% dos consumidores online e offline em 2015. Além disso, 95% dos usuários entre 18 a 34 anos tendem a seguir marcas nas redes.
Nos links patrocinados, a taxa de conversão em 2016 foi de mais de 3%, o que aumenta o potencial de vendas. Desse modo, tais meios de divulgação se mostram muito efetivos e com bom desempenho.
Como obter o melhor retorno de cada meio?
Para ter resultados realmente satisfatórios, tudo começa com a análise das características específicas do empreendimento. Reconheça quem é o público-alvo, quais são os interesses e as principais necessidades.
Depois de escolher os meios de divulgação adequados, aposte na segmentação de atuação e crie um planejamento completo. A abordagem precisa ser consistente e direcionada para se tornar efetiva.
Além disso, é fundamental medir os resultados. A partir do acompanhamento, é possível saber o que funciona e o que tem que ser otimizado. Para consolidar efeitos positivos, considere contratar uma agência de marketing digital.
Ao conhecer os meios de divulgação com melhor retorno, é possível fazer o seu negócio decolar. Para completar, os investimentos são mais bem aplicados e oferecem efeitos muito interessantes!
Como a sua empresa tem feito a divulgação? Conte nos comentários e compartilhe os seus desafios!