O Inbound Marketing é uma metodologia cada vez mais adotada por negócios de todos os tipos e tamanhos. Por ser versátil, garante adaptação a qualquer exigência e entrega bons resultados. Mas você sabe para que ele serve?
O objetivo dessa metodologia não é único e, em vez disso, é dividido por fases. Inclusive, ele favorece a criação e o uso do funil de vendas, já que pode ser acompanhado em etapas, de acordo com o interesse de cada pessoa.
Para entender melhor como tudo funciona, veja o que o Inbound Marketing busca gerar!
Atrair é o primeiro passo dessa estratégia
Esse método também é conhecido como marketing de atração e esse nome já indica um dos primeiros interesses. Em vez de criar uma experiência interruptiva, o Inbound atrai as pessoas até a marca. Então, o contato parte do público, em vez de ser iniciado pela própria marca.
Nesse momento, as pessoas nem sequer sabem que têm um problema que requer solução. Na verdade, estão mais interessados em descobrir e aprender, principalmente quando são apresentados a algo pela primeira vez.
Converter consolida as bases da ferramenta
Em segundo lugar, o Inbound Marketing tem o objetivo de converter o público que foi atraído. A intenção é fazer com que as pessoas realizem uma determinada ação desejada — e que ainda não se trata de fechar a compra.
É o caso de quem entra em um blog e dá o e-mail em troca de baixar um e-book gratuito, por exemplo. Ou de quem atende à sugestão da empresa de curtir as redes sociais para acompanhar as novidades.
Quando o contato fornece informações que permitem que seja identificado, ele passa a ser chamado de lead. Então, a geração dessas oportunidades também tem a ver com a metodologia.
Vender é um dos maiores objetivos do Inbound Marketing
Após a conversão inicial, a estratégia busca aumentar o interesse das pessoas. Agora, elas já reconhecem que há um problema e que precisa ser resolvido. Depois de procurarem a solução ideal, estão prontas para comprar algo ou contratar um serviço.
O Inbound atua, exatamente, nesse trabalho de persuasão. Após ter construído um relacionamento de confiança, a empresa passa a se mostrar como a melhor alternativa para determinada situação.
Ao notar que o lead está pronto para fechar negócio, esse método de marketing dá origem a uma proposta ou abordagem, o que permite ampliar as vendas.
Fidelizar garante uma elevação do retorno
Conseguir fechar compra ou contratação não é o único interesse por parte do Inbound Marketing. Também existe a necessidade de fidelizar os clientes conquistados para diminuir os custos, maximizar o ticket médio e, assim, aumentar o lucro.
A fidelização acontece tanto pelo pós-vendas e pelo suporte quanto pela manutenção de um relacionamento em médio e longo prazo. Isso reforça a identidade da marca e melhora sua imagem perante o público, o que gera o interesse de se manter sempre por perto.
O Inbound Marketing é uma solução completa e versátil, voltada para negócios que desejam se destacar. Com os objetivos divididos entre etapas, ajuda as empresas a terem desempenhos melhores e um desenvolvimento sustentável!
Para obter o máximo da estratégia, veja 4 práticas de Inbound que oferecem bons resultados!