O posicionamento do seu site nos motores de busca é extremamente importante. Para testar essa afirmação basta pensar no seu próprio comportamento. Quantas vezes você procurou algo e foi até a segunda, terceira ou quarta páginas? O segredo para que isso aconteça é colocar em prática uma série de regras às quais damos o nome de SEO (search engine optimization). Basicamente são estratégias que otimizam o seu posicionamento e o tornam mais fácil de ser encontrado.
Veja agora 5 dicas para melhorar o seu posicionamento na busca orgânica.
1. Produza conteúdo original
Um dos pontos que mais contam para melhorar o seu posicionamento na busca orgânica é a produção de conteúdo original. Isso porque os motores de busca levam em consideração o quanto você é proprietário daquele assunto. Por isso, quanto mais conteúdo você conseguir produzir, melhor será o seu desempenho.
Essa tática ainda vem com um valor extra. O conteúdo ajuda a atrair mais visitas em seus canais de distribuição, como os perfis nas redes sociais.
2. Trabalhe palavras-chave para melhorar o seu posicionamento na busca orgânica
O grande segredo para um bom posicionamento nos motores de busca é usar as palavras-chave ao seu favor. Ou seja, trabalhá-las no seu conteúdo e cadastrá-las nas páginas corretas. Isso porque um erro cometido muitas vezes é associar as mesmas palavras em todas as sessões do site. O que parece uma boa estratégia acaba criando concorrência entre um mesmo conteúdo.
3. Use o Google Analytics corretamente
Uma das grandes revoluções que a internet trouxe para o marketing é a possibilidade de mensurar a sua audiência com precisão. Ou seja, é possível entender exatamente qual é o comportamento do usuário quando em contato com o seu conteúdo. Por isso, se você quer melhorar o seu posicionamento na busca orgânica, certifique-se de que todas as suas páginas contêm o código do Analytics cadastrado corretamente. Você terá excelentes oportunidades de aprendizado que podem ser convertidas em vendas.
4. Cadastre todos os títulos, descrições e headings das páginas
Além de todos os pontos que já explicamos aqui, cadastrar os títulos, headings e descrições às suas páginas é extremamente importante. Isso porque essas ferramentas permitem que os motores de busca identifiquem facilmente qual é o seu setor, assunto proprietário e, principalmente, a sua relevância. O mesmo serve para legendas e descrições de imagens, uma vez que os robôs ainda não sabem interpretá-las e você deverá fazer isso por eles.
5. Não ignore o poder dos links e URLs
Nesse tópico nós condensaremos duas dicas para melhorar o seu posicionamento na busca orgânica. A primeira delas é o cadastramento de URLs amigáveis. Ou seja, aquelas que não têm uma série de caracteres que não fazem sentido. Isso é importante pois elas dão mais insumos para que os motores de busca entendam onde você deseja se posicionar.
Também relacionado aos links está a importância da troca de links entre sites. Ou seja, quando sites grandes indicam o seu e vice-versa. Mas não adianta “comprar parcerias”, é fundamental que esse seja um movimento natural e orgânico. Por isso, não subestime o Google, ele sabe mais que você imagina.
O segredo para melhorar o seu posicionamento na busca orgânica é aplicar as táticas de SEO com responsabilidade. Ou seja, trabalhar dentro das regras e entender que o seu resultado é a médio e longo prazo. Você costuma usar essas táticas no seu site? Conte nos comentários como o SEO integra as suas estratégias online.