O crescimento é o objetivo da maior parte das empresas. Mesmo que ele não leve a marca a se tornar a líder do nicho, é fundamental buscar formas de ser mais relevante e procurado no mercado.
Somente assim o estabelecimento consegue a robustez necessária para se manter funcionando. Ao contrário, a acomodação e a estagnação ampliam as chances de falência.
Porém, mesmo com o desejo de ser maior, muita gente reclama que a empresa não está crescendo. O que poucos sabem é que há alguns motivos para esse caso que devem ser conhecidos.
A seguir, veja quais são as razões mais comuns e entenda mais!
1. Não enxergar oportunidades é uma das principais razões
Empreender exige preparação, conhecimento e uma boa percepção do que está acontecendo no mercado. Antecipar-se a crises e dificuldades, por exemplo, é importante para evitar riscos desnecessários.
Porém, também é fundamental reconhecer oportunidades, mesmo quando elas ainda não parecem ser tão atrativas. Uma vez que elas passem, não podem ser recuperadas e, provavelmente, serão aproveitadas pelo concorrente.
Portanto, uma das razões para a falta de crescimento é uma gestão despreparada para identificar, avaliar e aproveitar oportunidades, desperdiçando as chances de desenvolvimento.
2. Investir pouco também explica por que sua empresa não está crescendo
Ao mesmo tempo, não adianta buscar uma oportunidade ou ter um ótimo planejamento estratégico se os investimentos não acompanham.
Por exemplo, não dá para tentar fazer com que seu e-commerce ofereça condições diferenciadas de entrega se não houver investimento em logística.
Essas aplicações e melhorias, portanto, constroem as bases para que o crescimento se sustente. Sem elas, não dá para escalar as operações, ter mais qualidade e nem melhor capacidade de cumprir com tarefas.
3. Deixar de controlar as finanças pode ser o grande vilão
Ao mesmo tempo, qualquer investimento exige recursos — e, normalmente, eles são financeiros. Contudo, é muito comum ver empreendimentos que não têm nenhum controle financeiro, como o fluxo de caixa ou fundo de reserva.
Além de tudo, há os que erram na precificação ou que falham em gerar um faturamento adequado. Em qualquer um dos casos, ocorre a falta de dinheiro disponível, de modo a impedir que o crescimento se concretize.
Ou seja, ao ter as finanças fora de controle, é muito improvável que o empreendimento consiga consolidar o que é necessário para se tornar maior.
4. Não aumentar a base de clientes limita o desenvolvimento
Toda base consumidora tem uma capacidade máxima de consumo. Mesmo que as taxas de fidelização de clientes estejam adequadas, o empreendimento não se desenvolverá se não atrair e converter mais pessoas.
Com isso, a falta de ações para aumentar a carteira de consumidores e o mercado consumidor é mais um possível motivo por que sua empresa não está crescendo.
Quando faltam investimentos em marketing, por exemplo, é muito difícil atrair novos interessados, o que gera a estagnação de resultados.
Ao notar que sua empresa não está crescendo, há alguns motivos para essa possibilidade e praticamente todos estão ligados à gestão. Ao reconhecer os pontos, portanto, é possível agir para contornar o quadro e ter melhores resultados.
Nos comentários, aproveite para compartilhar se a sua empresa não está crescendo.