As técnicas de vendas são as grandes aliadas de qualquer empreendedor que deseja melhorar seus resultados, principalmente, quando estamos tratando de um comércio online. Maior alcance e um investimento mais baixo são apenas algumas das qualidades desta prática.
Confira na lista abaixo as melhores técnicas de vendas que você pode usar no seu comércio online para atrair mais clientes, fidelizar e conseguir um retorno muito maior sobre o seu investimento.
1. Dar atenção às imagens e às descrições
A primeira coisa que um visitante vê quando entra no seu site são as imagens e as descrições dos produtos em que ele está interessado. Então, dedique muito do seu tempo para dar um cuidado especial a esses pontos.
Tenha sempre imagens com boa qualidade de resolução, se preciso, coloque legendas e uma boa descrição. Tenha a descrição técnica dos produtos sim, mas produza um conteúdo que seja atrativo e que faça o leitor sentir que há necessidade e precisa muito daquilo.
2. Ter sempre CTAs como técnicas de vendas
Os CTAs são chamadas para ação. Eles são importantes e devem ser aplicados em diversas partes do seu site com diferentes objetivos. Por exemplo, na página de produtos, coloque com destaque o botão “comprar”, “solicite um orçamento”, “cupom de desconto” etc.
Os CTAs também podem ser utilizados para avisar de lançamentos, promoções, download de materiais como e-books, catálogos de produtos ou assinatura de newsletter.
3. Produzir conteúdo para um blog
O Google analisa a qualidade e a relevância de um site pelo conteúdo dele, por isso, tenha um blog em seu site com conteúdo que seja útil para a experiência do usuário e que tenha relação com os seus objetivos, ou seja, com o que você tem a oferecer.
Se tiver dificuldades, contrate uma empresa de Marketing de Conteúdo ou um profissional qualificado.
4. Aplicar as técnicas de SEO
Search Engine Optimization (SEO) são técnicas aplicadas em um site com o objetivo de posicioná-lo bem nos buscadores. Essa é mais uma vantagem de ter um blog no seu site.
Se você colocar todas as marcações de tags (headings h1, h2, h3…), usar as palavras-chave corretamente, entre outras ações, você tem mais chances de colocar essa página bem posicionada no Google.
Um usuário pode apenas estar procurando sobre conservação de geladeiras, por exemplo, e entrou no seu artigo, mas enquanto estava lendo sobre isso, viu ao lado que as geladeiras estão em promoção e acaba resolvendo trocar a velha por uma nova, adquirindo ali mesmo no seu site, onde ele já está e que, por meio do artigo, proporcionou uma experiência positiva a ele.
5. Atrair clientes com o funil de vendas
O funil de vendas é uma estratégia em que você utiliza conteúdo para atrair clientes para o seu site e os encaminha pelo funil tornando-os leads qualificadas, até que eles cheguem à fase de decisão final de compra.
Esta estratégia é utilizada em conjunto com o e-mail marketing, que deixou de ser um bombardeio de mensagens promocionais há muito tempo, para ser utilizado de forma estratégica, com conteúdo de valor. Por meio dele, é entregue a mensagem certa para o público certo.
Nessa estratégia, quando um usuário chega ao seu site, ele está no topo do funil, em que é oferecido algo de qualidade (como os citados no tópico sobre CTA) em troca do contato (nome e e-mail).
Assim, inicia o relacionamento com o cliente pelo funil de vendas e com grandes taxas de abertura, visto que foi o próprio usuário que disponibilizou o contato pelo interesse que tem no que você ofereceu.
Quando há um bom relacionamento e esta lead qualificada avança para o fundo do funil, falta pouco para que ela se convença e feche negócio com sua loja. Este é o momento ideal para passar esse usuário para a equipe de vendas ou para um representante comercial.
6. Mensurar com o Google Analytics
Não basta só agir, é preciso saber como está o desempenho. Use o Google Analytics para avaliar o comportamento dos usuários no seu site, bem como os resultados diante as ações e dos investimentos.
Quer conhecer outras maneiras de melhorar as vendas? Então, leia nosso artigo sobre o assunto.