Conheça 5 histórias de empresas que cresceram na crise

Compartilhar

O período de recessão que o Brasil vem enfrentando desde 2014 atingiu muitas companhias, que acabaram tendo que fechar as suas portas por conta das vendas muito abaixo do esperado e das dívidas que se acumularam mês após mês.

Mas, existe um outro lado bastante estimulante e que dá esperança para quem ainda segue na luta, que são as empresas que cresceram na crise. Essas corporações utilizaram uma antiga recomendação do mundo dos negócios, que é a de encarar os momentos difíceis com uma oportunidade de crescimento.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre essa façanha, não deixe de conferir a seguir as 5 histórias de empresas que cresceram na crise.

1. BFX

Mesmo durante a crise econômica é possível encontrar boas oportunidades. A BFX,  empresa que presta assessoria para outras companhias que querem exportar seus produtos, é exemplo disso, pois ela enxergou na recessão a chance de ampliar os seus negócios.

Por conta do mercado interno ter ficado estagnado, muitas empresas tiveram que reduzir as suas produções, o que diminuía, também, as vendas e o lucro no fim do mês. Sabendo disso, a BFX incentiva e prepara as empresas para ocuparem essa lacuna deixada pelo mercado brasileiro com a exportação para outros países.

Com essa prestação de serviço, a BFX e outras centenas de empresas conseguiram crescer mesmo com a crise financeira.

2. Innovapharma

A multinacional baseada em Goiânia aproveitou que o setor de beleza não foi tão atingido pela crise para ampliar a sua área de atuação. A innovapharma trabalhava com produtos contra rugas e marcas de expressão e já era consolidada na dermatologia e na medicina estética.

Porém, para aproveitar as oportunidades, a companhia decidiu aumentar a participação na cirurgia plástica e entrar em novos mercados, como o da ginecologia e da odontologia, além de promover o lançamento de novos produtos.

goomark-2

3. Printi

Dois alemães criaram no Brasil a Printi, uma gráfica totalmente online. Com foco na praticidade e no custo acessível ao consumidor, a Printi entra para a lista de histórias de empresas que cresceram na crise.

Para encarar o período de recesso, a companhia limitou a variável de produtos e otimizou seu processo de produção. Além disso, um diferencial importante da Printi para atrair os clientes é a possibilidade de fazer impressões em menores quantidades, permitindo que os consumidores façam os seus trabalhos sem comprometer o orçamento apertado, característico do momento de crise.

4. MyGloss representa uma das empresas que cresceram na crise

A franquia de acessórios femininos também reforça o time das empresas que cresceram na crise. Um dos motivos que permitiram que a MyGloss expandisse em meio a recessão, é a produção nacional das peças, que possibilita que a marca lance novos modelos todas as semanas.  Além disso, a companhia quase não sofre com a instabilidade do dólar e consegue manter os acessórios sempre com preços acessíveis, atraindo os consumidores mesmo na crise.

5. Flores Online

A empresa é pioneira na comercialização de flores e presentes pela internet. Inaugurada em 1998, a companhia não se deixou abater pela crise financeira e investe na diversificação de mercados.

A expansão das vendas para o mercado corporativo, com kits personalizados para datas comemorativas, e a manutenção de itens acessíveis, foram algumas das estratégias que ajudaram a Flores Online a superar o momento difícil e continuar crescendo.

Você conheceu neste artigo 5 histórias de empresas que cresceram na crise. Se você também quer impulsionar os seus negócios, veja em nosso blog o post que mostra 4 razões para investir em marketing digital na crise financeira.

 

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias