3 coisas para não fazer em campanhas de Google Ads

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Apesar de todas as facilidades que a tecnologia digital proporciona, pode ser difícil desenvolver uma campanha pelo Google Adwords e ter sucesso. Mesmo os profissionais acabam caindo nos mesmos erros, o que atrapalha os resultados. É possível utilizar o Adwords, entre outras coisas, para direcionar e aumentar o tráfego do site, mas talvez o direcionamento esteja sendo realizado da maneira errada.

Enfim, não existem soluções mágicas. Tudo requer dedicação e esforço do profissional. E muito conhecimento para trabalhar. Há soluções mais práticas e econômicas, mas elas não serão tão úteis se não forem devidamente trabalhadas. É preciso evitar o cometimento de erros para otimizar a campanha e não desperdiçar recursos.

Para te ajudar, separamos 3 coisas que você não deve fazer em campanhas de Google Ads. Leia a seguir e entenda melhor o que fazer!

1. Usar apenas uma palavra-chave por grupo de anúncios

As palavras-chave geralmente dividem anúncios. Em alguns casos, isso pode ser vantajoso, em outros não. Por exemplo, a palavra-chave “escritório de advocacia” pode dividir espaço com a palavra-chave “escritório de contabilidade”. Se o seu escritório também oferece serviços contábeis, isso é bom. Mas digamos que você trabalhe somente com Direito Trabalhista e, usando este termo como palavra-chave, haja direcionamento para anúncios de Direito Criminal e outras temáticas próximas?

O melhor método para o Google Ads é usar as palavras-chave com melhor desempenho e organizá-las de forma específica. É o que se chama “Grupo de Anúncios de Palavras-Chave Únicas” (SKAGs). A tendência é conseguir resultados mais precisos, melhor custo por clique e menores custos por conversão. Quando escolher as palavras-chaves, é preciso desenvolver os anúncios dentro do grupo, com as respectivas palavras com as quais se pretende ranquear. Uma fórmula geral para os anúncios é:

  •         Título 1: presença da palavra-chave;
  •         Título 2: as características e as vantagens;
  •         Descrição: as características e as vantagens + CTA;
  •         Exibição da URL: presença das palavras-chave.

Google Ads

2. Enviar os leitores para a landing page errada

A landing page é que tem o papel mais importante em conduzir conversão. Depois de otimizar os anúncios para que eles alcancem o topo da lista, pode-se cometer o erro de ligar o anúncio à página inicial genérica. Utilizar uma landing page genérica acaba atrapalhando as conversões.

Toda página deve ser elaborada como um ponto de conversão. Quando se clica no anúncio, para onde os usuários são levados? É fundamental desenvolver uma landing page específica para os anúncios que visam um único CTA ou call to action (chamada para a ação).

3. Não rastrear corretamente as conversões no Google Ads

Considere que, em sua campanha do Google Ads, você esteja usando o Google Analytics para o acompanhamento das métricas e visualiza um pico no tráfego após a campanha ser lançada. Como saber se o novo tráfego está ou não convertendo. Por isso, convém desenvolver metas de rastreamento no Google Analytics.

Isso ajudará a rastrear a quantidade de conversões em páginas específicas, quais as campanhas que estão dando certo, em que ponto do funil os consumidores estão desistindo de comprar. Para criar o rastreamento de conversões, vá em “Admin”, “Conta”, “Propriedade”, “Exibir”. Na coluna de visualização, procure “+Nova Meta”, onde é possível determinar o tipo de meta. Conforme o Digital Marketing Institute, algumas opções de tipos de metas são:

  •         Destino: as páginas HTML, como as páginas usadas para agradecer e as telas de confirmação após o cadastro ou download na landing page;
  •         Evento: as interações do usuário (o consumidor se cadastra na newsletter, clica em um anúncio, deixa um comentário);
  •         Páginas/telas: a quantidade de páginas visualizadas em uma sessão;
  •         Duração: o tempo mínimo que se deseja que o usuário permaneça no site.

Evitar erros já é uma forma de otimizar suas campanhas no Google Ads. Se você erra menos, aumenta o número de acertos, ou seja, as possibilidades de sua campanha ser um sucesso são bem maiores, concorda?

Ler é sempre uma forma de aprender mais. E aprender mais sobre campanhas de sucesso é muito bom. Por isso, sugerimos que você continue lendo e veja como começar a investir do Google Ads!

 

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