O mercado está sempre em movimento, seja com momentos de crise, de alta produtividade ou de baixa procura. Também existem os consumidores fiéis, que sempre retornam para a casa. Essas são características de todos negócios, mas, o que não pode deixar de existir são pessoas com necessidades de obter o seu produto, em outras palavras, novos consumidores.
Atrair mais clientes na sua empresa é a verdadeira razão do empreendimento se manter ativo. No entanto, é preciso estar atento nas formas concretas de trazer esse público para o seu negócio, permitindo que a companhia siga competitiva no mercado.
Se você está precisando aprimorar as suas estratégias de atração de clientes, confira a seguir 3 dicas que te ajudarão a concretizar esse objetivo.
1. Valorize os clientes mais assíduos
O consumidor fiel e satisfeito pode ser o canal de entrada para você atrair mais clientes na sua empresa e, o melhor, de forma espontânea. Muito se fala sobre a efetividade do marketing boca a boca, porém, a verdade é que 50% das vendas realizadas pelas empresas acontecem devido à recomendação de um cliente para um conhecido.
Sendo assim, antes de se atentar aos clientes em potencial, as companhias devem conhecer e se aproximar dos consumidores mais assíduos. Ouvir a opinião deles é fundamental para identificar pontos favoráveis da sua operação e o que pode ser mudado.
Além disso, a valorização dos clientes fiéis, oferecendo bônus e descontos exclusivos, é fundamental para que eles, de fato, tornem-se propagadores da sua marca.
2. Invista em abordagens personalizadas
Tornar as negociações mais pessoais vai além de ligar para o cliente ou promover a degustação de produtos. O segredo aqui é investir em abordagens personalizadas, já que cada consumidor tem suas peculiaridades e merece o tratamento de acordo com o seu perfil.
Para atrair mais clientes na sua empresa é preciso observar características importantes do seu público, como as suas preferências. Além disso, em um breve bate-papo, é possível conhecer, também, as suas necessidades momentâneas. Com essas informações, a sua companhia conseguirá promover uma abordagem de acordo com o perfil do cliente.
Mas, é preciso ficar atento para não sufocar o consumidor com muitas perguntas ao entrar na loja física ou com o envio de vários e-mails marketing por conta do e-commerce. Essa personalização acontece aos poucos e o equilíbrio na interação é a chave do sucesso.
3. Utilize o marketing digital para atrair mais clientes na sua empresa
Como vimos no início, o marketing boca a boca continua tendo o seu valor. Porém, hoje, para atrair mais clientes na sua empresa é preciso marcar presença nos canais online. Além de um site atrativo e otimizado para os dispositivos móveis, as companhias não podem deixar de investir nos seguintes serviços de marketing digital:
- Redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, entre outras);
- Campanhas segmentadas por meio dos links patrocinados;
- Blog com conteúdo relevante ao seu público-alvo;
- SEO (Searching Engine Optimization);
- E-mail marketing.
Para aproveitar todo o potencial que o marketing digital pode oferecer para o seu negócio, é interessante contar com o suporte de agências especializadas, que possuem a expertise necessária para explorar cada serviço da melhor forma possível.
Você conferiu no artigo de hoje 3 maneiras concretas para atrair mais clientes na sua empresa. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o tema e veja também em nosso blog o post que aponta 5 dicas para fidelizar os seus clientes.