Todo comércio precisa de controle de estoque, livro de caixa e produtos relevantes para que o negócio funcione de forma financeiramente saudável. Também precisa de estratégias de marketing para atrair o ponto mais importante de toda empresa: o cliente. Sem ele, o produto não circula, o negócio não lucra e, depois de um tempo, pode deixar de existir.
Em momentos de crise, conquistar mais pessoas e aumentar a carteira de clientes é fundamental para a sobrevida e sucesso de um negócio. Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 formas de atrair mais clientes no seu comércio. Veja agora e comece a aplicar estas táticas imediatamente.
1. Invista no inbound marketing
O Inbound Marketing envolve uma série de estratégias de atração via internet. Por isso, ele está em primeiro lugar na nossa lista de formas de atrair mais clientes. Ele é baseado em conteúdo com relevância para o seu público. Para tanto, é necessário entender o comportamento e as necessidades dessas pessoas. Com essas informações em mãos, estabelece-se uma estratégia na qual as duas partes saem ganhando. Por um lado, o público tem suas dúvidas respondidas e seu espectro de conhecimento ampliado. Por outro, a marca ganha relevância no mercado, prova seu domínio e atrai novos clientes para o seu site.
2. Use o SEO como uma das formas de atrair mais clientes
A maioria das pessoas que procura por um serviço ou produto faz buscas na internet para encontrar a melhor empresa para si. E é muito natural que os usuários se sintam atraídos pelas marcas que ocupam as primeiras posições no Google. Por isso, o SEO é uma das formas de atrair mais clientes para a sua empresa. Isso porque ele compreende algumas táticas que visam melhorar o posicionamento da sua marca na internet. Com todas as frentes funcionando perfeitamente, logo a sua marca estará entre as primeiras nos motores de busca.
3. Anuncie no Google e atraia o público exato
Entre todas as estratégias de marketing de atração, os links patrocinados estão entre os mais eficientes possíveis. Isso porque eles permitem a personalização do público que você deseja atingir. Ou seja, nada de investir muito dinheiro e impactar uma massa muito grande. Usando o Google Adwords, o seu dinheiro será aplicado em anúncios que atingirão exatamente as pessoas que você precisa. Na prática, isso significa segmentação por região, interesses, gênero e até idade. Você pode, inclusive, chamar para o seu site aquelas pessoas que já se interessaram por seus produtos e desistiram da compra, ou aquelas que já entraram em sites concorrentes.
4. Trabalhe a sua presença social
Os perfis de marcas nas redes sociais são muito importantes quando falamos as formas de atrair mais clientes. Isso porque, quando bem trabalhados, eles humanizam a sua marca e a aproximam das pessoas. Para tanto, é preciso produzir conteúdo relevante, estabelecer um diálogo transparente, saber ouvir o que o público está dizendo e reagir a isso com pensamento estratégico.
De todas as formas de atrair mais clientes para o seu comércio, o que elas têm em comum é a inteligência por trás dessas táticas. Acima de tudo, é preciso saber entender as necessidades do público e provar a relevância da sua marca para atender a todos os seus desejos. Quando todas elas são operadas com seriedade, o seu e-commerce certamente terá um aumento de público e, consequentemente, do lucro.
Você aplica alguma dessas táticas à sua estratégia de marketing? Conte nos comentários como elas funcionam para a sua empresa.