4 maneiras de identificar o processo de compra do seu cliente

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Nos dias de hoje, existem vários motivos que interferem na decisão de compra dos consumidores, sendo que o aspecto financeiro é um dos mais influentes por conta da instabilidade que o país enfrenta. Apesar disso, o mercado continua a crescer e as oportunidades de vendas estão presentes para todas as companhias, independentemente do segmento ou porte.

Por isso, identificar o processo de compra do seu cliente é uma das maneiras mais eficientes de conhecer as necessidades e desejos do público-alvo, permitindo traçar ações de marketing que estejam em consonância com essas informações.

Se você é empreendedor e quer impulsionar as vendas do seu negócio, não deixe de conferir a seguir as 4 maneiras de identificar o processo de compra do seu cliente.

1. Aprendizado

A primeira fase do processo de compra do seu cliente é o aprendizado. Neste momento, ele ainda não descobriu que possui um problema ou uma necessidade que precisa ser suprida. Por isso, as estratégias de marketing utilizadas pela sua empresa na fase de aprendizado devem despertar o desejo do consumidor pelo produto ou serviço, fazendo com que o cliente perceba que possui um problema.

2. Reconhecimento do problema é a segunda etapa do processo de compra do seu cliente

Quando a fase do aprendizado foi bem executada, ou seja, permitiu que o cliente se aprofundasse no assunto, ele passará para outra etapa importante, que é o reconhecimento do problema.

processo de compra do seu cliente

Nesse momento do processo de compra do seu cliente, geralmente ele irá em busca de soluções existentes no mercado para resolver o seu problema. Por exemplo, se o consumidor está com dificuldades para organizar as finanças da sua empresa e, ao buscar soluções na internet, ele encontra um artigo de uma companhia do ramo que aponta as “5 maneiras mais eficientes para colocar as finanças da sua empresa em dia”, o cliente passa a estabelecer uma conexão com essa marca.

3. Consideração da solução

Depois de saber que possui um problema, o consumidor dá início a outra fase importante do processo de compra: a consideração da solução. Nessa etapa, é interessante que as estratégias de marketing de conteúdo da sua empresa ajudem a criar um senso de urgência no cliente, evitando que ele deixe esse problema para ser resolvido depois. Para que ele busque efetivamente uma solução, é interessante mostrar como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

Seguindo o exemplo acima do cliente com dificuldades na área financeira, chegou a hora da empresa de finanças apresentar ao consumidor um material que mostra “Por que um software de gestão financeira é importante para as PMEs”.

4. Decisão de compra

Esse é o final do processo de compra do seu cliente, momento no qual a sua empresa deve apresentar todos os diferenciais do produto ou serviço comercializado, aumentando as chances do consumidor optar pela sua companhia  para resolver o seu problema.

No artigo de hoje, apresentamos as 4 maneiras de identificar o processo de compra do seu cliente e mostramos como a sua empresa deve agir em cada estágio dessa jornada. Se você gostou do artigo e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, aproveite e veja também em nosso blog o post que traz 5 estratégias para ampliar a sua carteira de clientes.

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