4 maneiras para fidelizar a sua carteira de clientes

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Ter clientes fidelizados é um jeito de fazer o seu negócio se manter no mercado e ter mais força para crescer. Quando sua base inclui pessoas fidelizadas, é preciso gastar menos na atração e no convencimento de oportunidades. Além disso, a boa experiência se propaga por meio de indicações e da formação de “advogados” ou “promotores” da marca. Com uma reputação melhor, é mais fácil ter ótimos resultados.

Em um mercado cada vez mais competitivo, entretanto, é preciso trabalhar intensamente para conquistar a preferência contínua do consumidor. Para obter esse efeito, algumas técnicas se mostram muito efetivas.

Quer saber quais são elas? Então, continue lendo e veja 4 maneiras de fidelizar a carteira de clientes.

1. Capriche no atendimento em todos os pontos

Independentemente da compra, todas as pessoas desejam ser bem-atendidas — desde quem gasta pouco até quem faz uma aquisição volumosa. Além de tudo, o atendimento não deve começar e terminar dentro da loja, enquanto o processo ainda acontece. É preciso pensar no pré e no pós-venda com cuidado.

Ao usar o marketing digital, por exemplo, é possível educar os consumidores por meio de conteúdos relevantes e tirar dúvidas nas redes sociais. Após a venda, o envio de ofertas segmentadas por e-mail marketing e a preocupação com o sucesso da compra são ótimas práticas.

O capricho em todas as etapas faz com que a carteira de clientes tenha maiores chances de obter satisfação e, consequentemente, tornar-se fidelizada.

2. Personalize a experiência da carteira de clientes

As pessoas estão cada vez mais interessadas em se relacionar com as marcas. Os indivíduos não querem ser vistos somente como números ou um potencial de sucesso, mas como quem tem desejos, vontades e problemas. Da mesma forma, procuram humanização na marca.

A melhor maneira de fazer isso é criar uma estratégia de personalização. Por meio de um sistema CRM, por exemplo, é possível ter todas as informações pertinentes sobre cada consumidor. Assim, há como segmentar as ofertas e oferecer um suporte específico, personalizado e que gera maior satisfação.

carteira de clientes

3. Entregue além do esperado ou contratado

A prática do overdelivering consiste em superar a expectativa da carteira de clientes. É o caso de quem compra um produto em uma loja virtual e a entrega chega antes do prazo e ainda com brinde ou desconto na próxima aquisição. A pessoa só esperava o item no dia combinado e, em troca, recebeu além daquilo que pagou.

Essa tática é um jeito de demonstrar que se importa com a experiência e de agregar valor ao produto. Naturalmente, contribui para uma satisfação acima da média, o que também leva à fidelização.

Apenas tenha o cuidado de garantir que a “entrega extra” será feita conforme o esperado. Não é obrigatório superar as expectativas, mas a partir do momento em que sua empresa se propõe a isso, ela deve cumprir a etapa com louvor.

4. Saiba ouvir o que os clientes têm a dizer

Já que os consumidores buscam um relacionamento próximo com as marcas, eles querem ser ouvidos mais que nunca. Portanto, é fundamental estar aberto para feedbacks, sugestões e até reclamações.

Procure saber sobre a experiência de compra, entenda o que o agradou e o que deixou a desejar. Use essas informações tanto para personalizar o atendimento como para promover melhorias.

Quando as pessoas notam que suas sugestões são colocadas em prática, tendem a ficar muito mais satisfeitas e dispostas a fazer negócio com a marca.

Ao executar tais ações, fidelizar a carteira de clientes deixa de ser um desafio tão grande. Como resultado, o empreendimento ganha previsibilidade de receitas e pode crescer com maior segurança.

Tem alguma outra tática que você coloque em prática? Use o espaço nos comentários e participe!

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