Com a expansão do acesso à internet em todo o país, muitas ferramentas foram aprimoradas e acabaram se tornando meios para divulgação digital das empresas. O blog é exemplo disso. Hoje, esse canal vem sendo cada vez mais explorado por companhias de diferentes segmentos e portes, que visam atrair os clientes por meio de conteúdos informativos e de qualidade.
Se você é empreendedor e ainda não utiliza essa ferramenta em suas ações de marketing digital, não deixe de conferir na sequência deste artigo os 4 motivos para a sua empresa ter um blog corporativo o quanto antes.
1. Torna o seu negócio referência na área
O primeiro dos motivos para a sua empresa ter um blog está relacionado ao modo como os clientes passam a ver a sua marca. Quando a companhia desenvolve posts de qualidade, que trazem informações valiosas sobre a área de atuação ou dicas que possam solucionar os problemas dos clientes, ela passará a ser vista pelos consumidores como referência no segmento.
Porém, é preciso se atentar caso aconteça o inverso. Se a companhia não oferecer conteúdos realmente relevantes e com dados corretos, ela poderá sofrer com críticas nas redes sociais e também nos comentários do blog. Por isso, a qualidade dos posts é tão importante para o sucesso dessa ação.
2. Ajuda a melhorar o posicionamento orgânico da sua empresa nos buscadores
Mais um dos motivos para a sua empresa ter um blog é a chance de melhorar o posicionamento orgânico da marca nos principais buscadores da internet, como no Google. Isso é possível quando a empresa elabora os conteúdos com base nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que inclui o uso de palavras-chave relevantes em toda a estrutura do post.
Além disso, quanto mais conteúdos a sua companhia postar, mais páginas indexadas nos buscadores ela terá. Com isso, aumentam as chances de outros sites colocarem links para o seu blog, o que ampliará o número de visitas em sua página.
3. Melhora a interação com os clientes
Nos dias de hoje, quanto mais próxima for a relação entre a empresa e o consumidor, maiores serão as chances de conversão em vendas e fidelização. Por isso, um dos motivos para a sua empresa ter um blog é a melhoria na interação com o cliente que esse canal oferece.
Geralmente, os blogs possuem um espaço para que os leitores façam os seus comentários. É interessante sempre estimular essa interação e responder com rapidez os questionamentos deixados pelos clientes. Esse bate-papo aproxima os consumidores da marca e também serve como um excelente espaço para captar novas ideias de artigos e receber feedbacks sobre produtos ou serviços da sua empresa.
4. Gestão assertiva do processo de vendas é um dos motivos para a sua empresa ter um blog
Agora vamos apresentar uma das razões mais importantes para a sua empresa criar um blog, que é a gestão das vendas. Essa ferramenta pode ser utilizada durante o processo de compras, pois com um bom direcionamento dos posts é possível abordar os clientes em diferentes fases do funil de vendas.
Por exemplo, para os consumidores que ainda não estão no estágio ideal para a compra, o blog poderá ser um meio para atrair esse cliente através de posts que esclarecem as principais dúvidas sobre o produto ou serviço. Com isso, o consumidor continuará em contato com a sua marca, mesmo que ainda não tenha fechado um negócio. Assim, o cliente estabelece uma relação de confiança e, quando ele decidir pela compra, certamente a sua marca será a escolhida.
Apresentamos no artigo de hoje 4 motivos para a sua empresa ter um blog. Se você ficou convencido de que essa é uma boa estratégia, mas precisa de um suporte especializado para desenvolver o blog do seu negócio, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços voltados para PMEs.