4 razões para investir em SEO

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Dentro do marketing digital, uma área vem crescendo e conquistando cada vez mais espaço: o SEO (Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca). Essa estratégia é essencial para melhorar o posicionamento orgânico dos sites, lojas virtuais e blogs nos principais mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo.

O SEO vem mudando o modo como as empresas enxergam a produção de conteúdo, pois a junção dessa estratégia com materiais ricos, de qualidade e relevantes para o público-alvo é uma das maneiras mais efetivas e viáveis de gerar leads qualificados e conquistar mais clientes.

Apesar de ser fundamental para o sucesso das ações de marketing digital, muitas companhias ainda têm dúvidas sobre a efetividade desse serviço. Por isso, listamos neste artigo as 4 principais razões para investir em SEO. Confira!

1. Posicionamento orgânico e sem custos por clique

É comum as pessoas confundirem o trabalho de SEO com os links patrocinados, já que ambos utilizam a otimização por meio de palavras-chaves. No entanto, uma das razões para investir em SEO é que ele foca no desenvolvimento de conteúdos específicos para cada palavra-chave, melhorando o posicionamento das páginas de maneira orgânica.

Isso quer dizer que, cada vez que o usuário buscar pela palavra-chave, ele poderá encontrar a sua página e clicar nela quantas vezes quiser, sem que isso gere um gasto adicional para a sua empresa, como acontece com os links patrocinados.

Porém, é importante enfatizar que os resultados do trabalho de SEO começam a surgir de médio a longo prazo. Por isso, se a sua companhia necessita de retornos imediatos, vale investir também em campanhas de link patrocinado.

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2. Mais visibilidade para a marca

Se o objetivo da empresa é aumentar a visibilidade da marca na internet, principalmente nos buscadores, investir em SEO é uma opção bastante vantajosa. Quanto mais conteúdos de qualidade e otimizados forem produzidos, maiores serão as chances da marca se destacar da concorrência no mundo digital.

Mas, para trabalhar o SEO de maneira significativa, é interessante que as empresas mantenham, além do site institucional ou loja virtual, um blog. Neste canal, é possível aplicar estratégias de inbound marketing, que consiste no desenvolvimento de diversos conteúdos relacionados aos produtos, serviços, benefícios e dicas da sua área de atuação.

3. Dê aos clientes o que eles procuram

Mais uma das razões para investir em SEO é a chance de oferecer aos clientes as informações que eles estão procurando e, assim, estreitar o relacionamento deles com a marca.

Isso acontece porque os consumidores atuais pesquisam muito antes de decidir pela compra de um produto ou serviço. Principalmente nos momentos de crise, os clientes precisam ser assertivos, encontrando a melhor relação custo-benefício. Por isso, manter um blog ativo, como indicamos acima, é essencial para que a sua empresa se torne um centro de informação para esses consumidores.

4. Possibilidade de mensuração dos resultados é uma das razões para investir em SEO

Analisar, diagnosticar, implementar e monitorar são ações essenciais para o sucesso de todas as campanhas de marketing, e com o SEO não é diferente. Ao investir nessa estratégia, é possível identificar e mensurar informações fundamentais para o andamento do trabalho, como:

  • Qual conteúdo ou página do site/ blog está recebendo mais acessos;
  • Os pontos que precisam de melhorias;
  • As localidades que estão gerando mais acessos;
  • A quantidade de conversões feitas por meio da página otimizada.

Com esses dados é possível gerenciar de perto as ações de SEO e potencializá-las sempre que for preciso.

Agora que você conhece as 4 razões para investir em SEO, não deixe de conferir em nosso blog o post que ensina 5 técnicas certeiras para criar um site otimizado para SEO.

 

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