De acordo com o IBGE, metade das empresas brasileiras quebra dentro de um período de quatro anos. O ato de fechar as portas está ligado a uma série de fatores, como a falta de planejamento, estruturação e preparação para a atividade.
Porém, essa mudança não acontece da noite para o dia. Antes de o negócio ser finalizado, há etapas que, se identificadas no momento certo, podem ser revertidas com as ações certas.
Para não sair do mercado mais rapidamente do que você gostaria, veja a seguir 4 sinais de que a sua empresa está falindo sem que você perceba!
1. A queda drástica do desempenho de vendas pode ser um presságio
Um estabelecimento que está atuando de maneira adequada, com equipe estruturada e bom planejamentos têm um desempenho satisfatório de vendas. Porém, quando esse valor diminui drasticamente, pode ser um dos sinais de que a sua empresa está falindo.
Se a sua equipe comercial vai mal, há diversos fatores que fazem com que isso aconteça, incluindo a falta de gestão adequada e, principalmente, a gestão de recursos.
Se o índice está menor do que a média de mercado e/ou do que o valor inicial obtido pelo negócio, a falência do empreendimento pode estar mais perto do que parece.
2. As contas no vermelho estão entre os sinais de que a sua empresa está falindo
O fato de estar vendendo mal ou mesmo quase nada promove um sério problema para o empreendimento: a falta de recursos. Sem as entradas por parte das vendas, que é a maior fonte de valores, o negócio se vê pagando para existir.
Embora ter contas no vermelho seja normal dentro de um curto período de tempo, como devido à crise, uma situação crônica ou muito intensa deve disparar o sinal de alerta em relação à gestão.
Também é fundamental notar que, muitas vezes, a queda de vendas não é a culpada. Por uma série de fatores, o custo de aquisição poderá se tornar tão elevado que as conversões simplesmente não compensam em relação a quanto o negócio ganha.
3. Um grande valor de dívidas no curto prazo é alarmante
Outro entre os sinais de que a sua empresa está falindo é o fato de ter muitas dívidas dentro do curto prazo. Um financiamento, por exemplo, normalmente é bem planejado e, em geral, não inspira tantos cuidados.
As dívidas em curto prazo, por sua vez, indicam desespero por parte do empreendimento. A falta de recursos pode levar à obtenção de empréstimos e outras formas de crédito, como antecipação de recebíveis.
O acúmulo intenso desses valores demonstra que a situação não está boa e que se não for contornada em breve, a empresa pode fechar as portas definitivamente.
4. O aumento de reclamações dos clientes é um indício negativo
Um elemento que nem sempre é considerado, mas que é um grande indicador é o aumento de reclamações dos clientes. Embora seja praticamente impossível agradar a 100% dos consumidores, uma elevação abrupta do valor de reclamações indica uma queda de qualidade.
Isso acontece quando o time de vendas faz um atendimento menos adequado devido à falta de recursos ou quando a produção perde a qualidade. De quebra, isso dificulta ainda mais a realização de novas conversões, já que a opinião negativa se propaga rapidamente e gera efeitos intensos na marca.
Os sinais de que a sua empresa está falindo vão desde questões ligadas à falta de recursos até pontos mais complexos, como a relação com os clientes. Reconhecê-los antecipadamente é fundamental para salvar o empreendimento e mantê-lo no mercado.
Seu negócio está encarando algum desses sintomas? Conte nos comentários!