Ter uma carteira de clientes maior significa estar diante de muito mais oportunidades e de melhores resultados. Quanto maior é esse volume, melhores tendem a ser o crescimento e o faturamento do empreendimento, assim como a sua robustez.
Por causa disso, é fundamental conhecer e utilizar estratégias para ampliar a sua carteira de clientes. Dessa forma, a empresa terá todas as chances para se tornar cada vez mais forte.
Para saber como fazer, veja a seguir 5 opções para colocar em prática.
1. Busque ou desenvolva um diferencial
O valor percebido pelas pessoas é um dos principais motivadores para transformá-las em clientes. Sendo assim, é necessário pensar, em primeiro lugar, em qual é o diferencial da sua empresa.
Para tanto, busque ou crie um ponto que não é encontrado em nenhum outro negócio concorrente. Por si só, isso tende a aumentar a atratividade das ofertas, facilitando o processo de entrada de novas pessoas na base de consumo.
2. Invista em uma geração de leads estruturada e funcional
Porém, não dá para se apoiar somente na criação de um diferencial. Essa ação é uma das estratégias para ampliar a sua carteira de clientes, mas deve ser complementada. Uma das opções é, justamente, estruturar a geração de leads.
Ao atrair potenciais clientes, especialmente por meio do marketing digital, essa atividade permite que o time comercial tenha mais oportunidades para trabalhar.
Com isso, aumentam as chances de conseguir incorporar um número maior de pessoas à base de consumo do empreendimento.
3. Capacite e motive o atendimento para melhorar as taxas de conversão
Para que essas oportunidades sejam trabalhadas da melhor maneira é necessário capacitar e motivar os colaboradores. Criar um processo de Inbound Sales, por exemplo, é uma das estratégias para ampliar a sua carteira de clientes por meio da geração de leads.
Também é necessário que a equipe esteja altamente motivada. Isso aumenta o engajamento com os processos, levando à obtenção de resultados muito mais satisfatórios.
Defina metas, utilize o feedback e favoreça o trabalho em equipe para que a chegada de novas pessoas continue acontecendo.
4. Aposte nas indicações como uma das estratégias para ampliar a sua carteira de clientes
Uma das ferramentas mais poderosas para atrair novas pessoas para o empreendimento é a indicação. Quando um cliente se torna promotor e defensor da marca, é natural que ele traga novos indivíduos, que são convencidos com maior facilidade.
Sendo assim, invista em solicitar resenhas e opiniões de quem já consumiu e garanta que as novas pessoas tenham acesso a isso.
Além disso, estimule que quem já se relaciona com a marca a indique para novos potenciais clientes, aumentando o alcance da empresa.
5. Cuide dos que já estão na base do seu negócio
Porém, ampliar a base não quer dizer, apenas, atrair novas pessoas. Ao não manter quem já consumiu, é necessário realizar cada vez mais esforços para conseguir um número maior de compradores.
Por isso, não se esqueça de cuidar de quem já comprou. Desenvolva ações para fidelizar clientes e busque o máximo de satisfação.
Isso contribui tanto para a permanência deles quanto para a divulgação para outras pessoas — e ambas as ações ajudam a engrossar o volume de consumidores.
Ao colocar em prática essas estratégias para ampliar a sua carteira de clientes, os resultados logo começarão a aparecer. Não apenas haverá mais oportunidades, como o faturamento e a lucratividade também ficarão elevadas.
Aproveite o espaço dos comentários e diga quais são seus maiores desafios sobre a gestão dessa carteira. Participe!