Independentemente do produto ou serviço que sua empresa oferece, saber captar clientes com eficiência é um grande desafio. Isso vale tanto para abordagens feitas diretamente perante seus prospects quanto aquelas realizadas indiretamente para conquistá-los. Faz-se necessário, então, o uso de técnicas inovadoras que favoreçam a prospecção de vendas.
Os canais hoje são outros. Devemos partir do princípio de que a internet e as redes sociais são canais quase obrigatórios atualmente, por exemplo. Boas estratégias de vendas são aquelas capazes de manter sempre abastecido seu pipeline. Para isso é imprescindível conhecer os perfis do público a ser prospectado. Veja as nossas dicas a seguir!
1. Verifique as necessidades de seus leads
Uma boa prospecção de vendas começa com a verificação do que é relevante e necessário para seus leads. Em vendas do tipo B2B, por exemplo, você se concentrar em contatos comerciais que valham a pena ser mantidos. Isso é possível de ser obtido com prévias pesquisas e também no próprio contato com os prospects.
2. Saiba como encontrar seus perfis ideais
Quando você aborda seus possíveis futuros clientes, adquire uma noção apurada de quem são seus perfis ideais de consumidores. Vale ficar atento, inclusive, aos contatos com aqueles clientes que a empresa já conquistou anteriormente. Aos poucos, nesse processo, sua empresa encontrará as personas mais específicas e suas particularidades.
3. Gere feedbacks na prospecção de vendas
É possível gerar feedback, durante a prospecção de vendas, baseando-se em lead scorings. Trata-se de uma técnica que envolve pontuações adquiridas por meio de uma série de dados sobre o público: pelo que ele se interessa? Que tipo de sites, blogs e conteúdos ele acessa? Que espécie de materiais ele costuma baixar e por que aquilo lhe é útil?
Essas informações automatizam o processo de abastecimento dos leads. Isso garante que somente os perfis de compra mais certeiros sejam detectados e mereçam abordagem da equipe de vendas. Justamente nos momentos em que eles estão bem perto do ato de compra.
4. Torne sua estratégia ainda mais refinada
A verdade é que não se deve ficar preso a técnicas estáticas e fixas a todo momento. Portanto, é fundamental que você as atualize e refine cada vez mais para ser bem-sucedido por prazos maiores.
Sem contar que personalizar as experiências de compras é bem oportuno. Porém, é preciso que, ao entrar no escopo de abordagem de vendas, os leads busquem informação de maneira independente. Somente então é que sua equipe entrará em contato com ele.
5. Atente-se a prospects que já vêm prontos
Apesar de ainda serem muito utilizadas, listas de e-mails de prospects que já vêm prontas podem ser um perigo. O que parece ser extremamente vantajoso poderá se tornar prejudicial. Afinal, essas listas são bem genéricas e dificilmente se encontram atualizadas. Você não sabe se esses indivíduos realmente buscam algo como o seu produto ou serviço.
As etapas de prospecção de vendas devem ser respeitadas. Suas abordagens e discursos devem ser trabalhados devidamente. Cuidado para não adquirir a má imagem que têm algumas chamadas de telemarketing ou vendas convencionais.
6. Utilize as redes sociais de maneira eficaz
Buscar nas redes sociais possibilidades de prospect é um ótimo meio de encontrar pessoas ou empresas mais especificidade. Estude cada particularidade de cada rede social. Aprenda como vender nesses tipos de ambientes para encontrar neles o seu público. As técnicas e recursos de que se dispõe hoje, nesse sentido, são inúmeros!
Realizar a prospecção de vendas eficaz e certeira, hoje, é uma tarefa que apresenta novas dificuldades, mas também boas possibilidades. Uma série de estudos e análises prévias é necessária para se definir com máxima exatidão o seu público. As abordagens são igualmente outras, de modo que os processos devem se renovar constantemente.
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