Os 10 maiores erros cometidos por empreendedor de micro, pequenas e médias empresas

Compartilhar

Você deve se lembrar bem quando começou o negócio, estava entusiasmado, cheio de planos, enxergava oportunidades claras em diversas janelas do mercado, sabia que iria vingar. O tempo foi passando, você tomou boas e más decisões e aquele entusiasmo abaixou com todos os desafios da rotina empreendedora.

 

Eu já li em alguma revista de negócio que você provavelmente vai acertar 70% das decisões, logo a diferença é “problema”, a grande vantagem é que ficamos mais cascudos e evoluímos com decisões ruins. Porém isso não quer dizer que podemos “chutar o balde” e sair aplicando medidas ao vento, mas nesses 7 anos trabalhando com PMEs, queremos, sem presunção, dar algumas dicas de como não cair nessas armadilhas:

Erro nº 1: Perda da Cultura

Clareza do propósito do seu negócio em cada decisão, contratação, reunião, demissão reformulação, na cabeça dos sócios, diretores, gerentes, analistas, assistente e estagiários. Todos precisam viver e ser conquistados pela “Visão” do negócio. O seu sonho é o guia em cada colaborador, cliente conquistado, serviço prestado, produto entregue, feedback, não deixe a cultura morrer ou proliferar a mente de poucos, a cultura é a razão de tudo.

Erro nº 2: Falta de Gestão

Você sabe em atividade está envolvido exatamente nesse momento a maioria dos seus colaboradores? Você define se eles estão indo bem simplesmente por chegarem no horário, ficarem até mais tarde, gostarem muito da empresa e ser querido por alguns?

Cuidado você é um dos empreendedores que aplicam o método de vendas mais duvidoso que existe a “Gestão pela Fé”. Esse pode ser o “Calcanhar de Aquiles” do seu negócio, um modelo de gestão é fundamental para dizer a cada um o que fazer e principalmente se o que eles estão fazendo está dentro ou fora do que a empresa precisa.

Erro nº 3: Planejamento Estratégico Nulo

O planejamento estratégico é uma importante ferramenta para definir o quanto você vai crescer em um determinado período e de qual forma vai fazer isso mês a mês, ano a ano. Vejo muita gente depositando energia e recursos em ideias das quais não se tem a resposta para a básica pergunta: “Qual a sua meta para os próximos 12 meses?

Erro nº 4: Preço Errado

Preço é a quantidade necessária de cédulas suficientes para se realizar uma troca, basicamente isso, lembre-se você soluciona problemas e isso tem um valor, diversas literaturas como “Seu cliente pode pagar mais” deixam bem claro que a partir do momento em que o  produto ou serviço atender o cliente exatamente da forma como ele almeja o preço se torna irrelevante.

Erro nº 5: Falta de Metodologia em Vendas

O cliente em potencial entra em contato, quer saber os preços para um determinado serviço, você monta uma proposta e envia, liga para saber se tem alguma dúvida, liga de novo, de novo, de novo e a/p de então começa a rezar para ganhar o negócio, isso lhe soa familiar?

Pois é a grande maioria das empresas vende assim, para ampliar um departamento comercial você precisa de controle, mensurabilidade e escalabilidade. Estude e implemente uma metodologia de vendas.

empreendedor de micro e PME

Erro nº 6: Descuido com os Recursos Humanos

Estamos em um mercado que carece de bons profissionais em diversas áreas, isso exige ainda mais da nossa capacidade em contratar a pessoa certa, temos um conceito que é demorar o tempo que for preciso para encontrar o profissional certo e demitir rápido quem não se enquadra.  Além disso é importante mensalmente entender o quão engajados com a visão da empresa todos estão, remuneração, liderança e infraestrutura são indicadores que controlamos mensalmente.

Erro nº 7: Confundir Investimento com Custo

Investimento é todo recurso despendido em razão de um ganho futuro, ou seja, aplicar recursos na automatização de procedimentos, dedicação de 10% do faturamento bruto para o marketing são “sacrifícios” que visam trazer um ganho maior a longo prazo, quem coloca a verba de marketing ao lado da conta de luz, não saí do lugar.

Erro nº 8: Concentrar o faturamento em grandes clientes.

Conquistar um grande cliente, fechar contratos voluptuosos, atender grandes marcas parece algo tentador não?

Cuidado… se grande porcentagem da sua receita está atrelada a uma quantidade pequena de empresas você corre um risco razoável ao não renovar um contrato desses, tenha em mente que o faturamento do negócio precisa estar bem distribuído para toda carteira de clientes.

Erro nº 9: Descuido com o Fluxo de Caixa  

Três faturamentos brutos é o que você precisa de reserva no caixa da empresa, inadimplência, baixa nas vendas, crise na economia, demissões, inconveniências jurídicas nada disso vai te abalar se tiver força financeira e reservar um “caixa forte” para qualquer eventualidade.

Erro nº 10: Esconder o Jogo  

Negócios são como partidas de futebol, precisamos de um placar bem grande no meio do campo, o time precisa saber se estamos vencendo ou perdendo, se a coisa estiver boa, vamos comemorar, caso contrário vamos juntos virar o jogo, acreditamos muito no modelo de “Gestão a Vista” onde os principais indicadores estão à vista para todos, assim é mais fácil compartilhar dificuldade e conseguir o engajamento do time.

Resiliência!

Não se assuste caso tenha se identificado com muitos desses erros, todas as empresas têm problemas, aliás são uma máquina de fazer problemas, o mais importante é priorizar as áreas que necessitam de maior controle, aquelas com maior índice de reclamações, ou a que gera o maior faturamento, seja firme e resiliente, afinal mar calmo nunca fez bom marinheiro.

Aproveite e faça o download da planilha de diagnóstico e descubra como anda o marketing da sua micro, pequena ou média empresa.


empreendedor de micro e PME

 

 

 

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias