Pequenas e médias empresas, como a sua, que dependem do resultado das campanhas de marketing online para vender e gerar oportunidades de negócio acabam ficando a cada dia mais reféns do custo por clique (CPC) dos sites de busca e o pior muitas vezes sem armas para contra atacar. O Google AdWords continua inflacionando o CPC (custo por clique) das suas campanhas, já falamos disso lá em 2013 ao ESTADÃO, está cada vez mais caro ficar no topo.
Acreditamos que tráfego pago é tráfego alugado, ou seja, é terreno de outro, o seu negócio precisa mudar isso trazer a audiência para casa, seu terreno, por isso incentivamos e entendemos que investir em trafego orgânico, no SEO – Otimização de Sites, é a melhor alternativa. É preciso entender bem o perfil dos compradores, comportamento, dificuldades, tendências de consumo e assim entregar conteúdo de qualidade, gerando credibilidade para atrair gente condizente ao alvo da empresa. Presença em todas as redes sociais é fundamental para replicar esse conteúdo, ou seja, investir no tráfego orgânico é uma questão, a longo prazo, de sobrevivência.
Sabendo disso temos tranquilidade de otimizar ao máximo a performance das campanhas de Google AdWords enquanto a audiência orgânica garante o ganha pão de amanhã. Hoje existem muitos profissionais e agências oferecendo serviços de gestão de marketing digital, sabendo disso entenda que a concorrência em quase todos os ramos é bem profissional e isso exige monitoria e gestão de alta performance para extrair o máximo dos links patrocinados.
As dicas que vamos dar são focadas na captação de leads, ou seja, contato de pessoas e empresas interessadas nos serviços ou produtos que você vende, lead basicamente são as oportunidades de negócio geradas através das campanhas de marketing digital, então lá vai:
1. Corujão do Marketing Digital
Eu vejo muitas empresas configurando campanhas no horário comercial, o intuito é ativar a campanha no horário que está aberto e disponível para falar com os clientes em potencial. Só entre na briga do horário comercial caso tenho verba suficiente para brigar 24 horas por dia, essa ideia de ativar a campanha no horário comercial é mais comum do que você imagina, até a Goomark tem dificuldade em convencer os clientes a não fazer isso, enfim, as oportunidades de negócios que pintarem de madrugada, antes das 8h e após as 18h são tão boas quanto as do horário comercial, mas tem um CPC (custo por clique) no Google AdWords bem menor, pois a grande maioria não ativa as campanhas nesse horário, teste e sinta a diferença.
2. Tenha uma versão para dispositivos móveis (celular e tablet)
Eu sei… você está cansado de ouvir dizer que precisa de uma versão mobile, que o Google vai punir sites sem versão, ok, mas provavelmente é uma novidade saber que o CPC no mobile é mais barato, pois é. O custo por clique de uma palavra-chave no Mobile é mais baixo, portanto quanto melhor o site para dispositivos móveis, mais contatos você vai receber. Na nossa base de clientes, os leads vindos de dispositivos móveis já representam 30% do total de oportunidades, não perca tempo, providencie sua versão mobile.
3. Entenda se as campanhas performam melhor no CPA ou CPC
A lógica parece simples, quanto mais cliques você obter, mais conversões (leads) você conquista. A questão é que quando optamos pelo CPA (custo por aquisição) o Google AdWords aumenta o lance quanto entende que as condições da busca em questão tem maior probabilidade de converter na sua landing page, porém ele precisa de um longo histórico para fazer isso da melhor maneira e muito provavelmente vai fazer que suas campanhas percam performance na quantidade total de leads recebidos de imediato. Otimizar a conta para o CPC não é uma má idéia, porém você vai precisar utilizar regras automatizadas e a programação de anúncios para aumentar a % do lance nos horários com melhor índices de conversão, não se esqueça da primeira dica “corujão do marketing digital”. Parece um longo trabalho mas dedique três meses de monitoria diária para isso e então a ferramenta fará para ti todo o grosso do trabalho manual a/p de então.
4. Destrinche a perda de impressão por qualidade
A perda de impressão de por qualidade é uma métrica que você pode ativar na conta do Google AdWords em nível de campanha, grupo de anúncio e palavra-chave. Esse indicador aponta quem está fazendo você perder cliques importantes devido a landing pages ruins. Acompanhe a tendência desse número se estiver estagnado acima de 20% ou subindo você precisa fazer algo. Desça ao nível do grupo de anúncio e palavra-chave ordene de forma decrescente, identifique quais palavras-chave estão com números ruins e dedique-se uma campanha exclusiva para ela. Faça todo o trabalho do zero, landing page, grupo de anúncios, palavras negativas e até novas variações, você em poucas semanas vai sentir uma melhoria substancial do desempenho.
5. Aproveite a demanda da televisão.
Fizemos algo bem interessante no ultimo ano para um de nossos clientes. Acontece que uma empresa grande concorrente do mesmo segmento faz propaganda no intervalo do “Mais Você” aquele programa de fofoca e culinária da Ana Maria Braga na Globo. Pois então entramos com uma campanha de pesquisa bem agressiva, diga-se de passagem, exatamente nos horários da propaganda, pois então, conseguimos muitas conversões por um CPC razoável, o que o anunciante da TV não sabe é que mais de 70% das pessoas buscam produtos e serviços similares aos anunciados na TV quando estão ao mesmo tempo assistindo a grande tela e navegando na web, como essa empresa não tinha presença online nosso cliente absorveu grande parte dessa demanda que migrou para a busca do Google.
Mais prazeroso que descobrir novos caminhos é percorrê-los, aplique essas dicas nas campanhas de marketing digital do seu negócio, sem duvida, serão muito importantes para você. Aproveite e faça o download da calculadora de leads uma planilha bem eficiente que mostra quantos contatos você precisa gerar para bater sua meta de vendas, aproveite: