A primeira página da SERP (Search Engine Results Page) é o objetivo de qualquer empresário que invista em marketing digital e não é difícil de entender o porquê: 33% dos cliques de uma pesquisa vão para o primeiro resultado do Google, segundo dados da agência norte-americana Chikita. Para as PMEs, a visibilidade proporcionada pela primeira página do Google é uma oportunidade única para novos negócios e clientes.
Como alcançar esses resultados e iniciar uma nova fase no seu empreendimento? Continue a leitura e descubra!
Quais estratégias adotar para chegar à primeira página do google?
O Google é um mecanismo complexo e que realiza o cruzamento de várias informações para o rankeamento nos resultados de busca. Antigamente eram comum diversas práticas ruins de marketing digital, como diretório de artigos, na tentativa de melhores posições nos resultados de busca. Mas o algoritmo do Google evoluiu visando impedir que esse tipo de prática, sendo que atualmente é fundamental uma estratégia de marketing digital que leve em consideração as exigências da ferramenta de busca.
A principal estratégia para melhorar o posicionamento orgânico é o SEO (Search Engine Optimization). Entretanto o SEO envolve diversas técnicas para que alcance os resultados desejado, entre elas estão:
- Produção de conteúdo: o posicionamento do site depende diretamente da qualidade do conteúdo publicado. As postagens devem ser relevantes, originais, sem conteúdo duplicado e frequentes.
- Link Building: os links externos de referência para o site são uma parte importante da estratégia de SEO. O Google entende esses links como uma métrica que indica a relevância do site, no entanto, ele também avalia a qualidade do link, ou seja, o contexto de ambos os sites.
- On-Page: a otimização das páginas internas do site é o princípio do SEO e inclui: links internos, título de página, URL amigável, palavras-chave, intertítulos, imagens, meta description e outros.
- Site: relacionado a parte de desenvolvimento, o site em si tem ganhado mais importância para o rankeamento do domínio. Um estudo da Moovweb indica que 77% dos sites que aparecem na primeira página dos resultados de buscas são “mobile friendly”.
Devido à variedade e complexidade das estratégias citadas é fundamental que uma empresa que esteja iniciando a atuação no cenário digital conte com a assistência de uma agência de marketing digital.
Quais as vantagens do SEO para uma PME?
As estratégias de SEO desenvolvidas com excelência permitem um crescimento a médio prazo do posicionamento da empresa nos resultados de buscas do Google. Segundo a pesquisa da Chikita, citada acima, 91,5% dos usuários clicam em resultados que aparecem na primeira página de resultados, enquanto na segunda página esse número cai para 4,8%. O investimento em marketing digital com o objetivo de atingir a primeira página do Google em resultados orgânicos oferece diversos benefícios para o investidor, como:
- Aumento do tráfego para o site;
- Expansão da base de e-mails;
- Mais confiança na relação empresa-cliente;
- Ações de marketing de sucesso;
- Aumento da receita com crescimento direto das vendas.
PME na primeira página
Para atingir a primeira página do Google, a PME deve iniciar diversas ações que façam a empresa melhorar o rankeamento, entretanto, essas práticas não podem ser abandonadas após a empresa atingir os objetivos, com o risco de perder todos os resultados conquistados.
Para manter os bons resultados será fundamental a avaliação de métricas, que permitem identificar o crescimento da empresa, do tráfego do site e da base de leads (usuários cadastrados na base de dados da empresa). Assim também será possível aperfeiçoar as práticas, a partir de um acompanhamento contínuo e analítico.
Esse acompanhamento é possível por meio das diversas ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado, como o Google Analytics, Google Trends, SemRush, Moz etc.
Marketing digital em 2016
O cenário do marketing digital está em constante atualização, como o Inbound Marketing, uma nova metodologia que oferece ao empresário um grande leque de possibilidades, com chances de conquistar novos mercados e clientes no Google e em outras ferramentas de busca. No caso de uma PME, buscar uma agência de marketing digital especializada no segmento é a alternativa mais assertiva e que oferece mais segurança ao investimento.
O que achou desse conteúdo? Aprendeu a colocar a sua PME na primeira página do Google? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!