O que fazer para sua PME atingir a primeira página do Google

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A primeira página da SERP (Search Engine Results Page) é o objetivo de qualquer empresário que invista em marketing digital e não é difícil de entender o porquê: 33% dos cliques de uma pesquisa vão para o primeiro resultado do Google, segundo dados da agência norte-americana Chikita. Para as PMEs, a visibilidade proporcionada pela primeira página do Google é uma oportunidade única para novos negócios e clientes.

Como alcançar esses resultados e iniciar uma nova fase no seu empreendimento? Continue a leitura e descubra!

Quais estratégias adotar para chegar à primeira página do google?

O Google é um mecanismo complexo e que realiza o cruzamento de várias informações para o rankeamento nos resultados de busca. Antigamente eram comum diversas práticas ruins de marketing digital, como diretório de artigos, na tentativa de melhores posições nos resultados de busca. Mas o algoritmo do Google evoluiu visando impedir que esse tipo de prática, sendo que atualmente é fundamental uma estratégia de marketing digital que leve em consideração as exigências da ferramenta de busca.

A principal estratégia para melhorar o posicionamento orgânico é o SEO (Search Engine Optimization). Entretanto o SEO envolve diversas técnicas para que alcance os resultados desejado, entre elas estão:

  • Produção de conteúdo: o posicionamento do site depende diretamente da qualidade do conteúdo publicado. As postagens devem ser relevantes, originais, sem conteúdo duplicado e frequentes.
  • Link Building: os links externos de referência para o site são uma parte importante da estratégia de SEO. O Google entende esses links como uma métrica que indica a relevância do site, no entanto, ele também avalia a qualidade do link, ou seja, o contexto de ambos os sites.
  • On-Page: a otimização das páginas internas do site é o princípio do SEO e inclui: links internos, título de página, URL amigável, palavras-chave, intertítulos, imagens, meta description e outros.
  • Site: relacionado a parte de desenvolvimento, o site em si tem ganhado mais importância para o rankeamento do domínio. Um estudo da Moovweb indica que 77% dos sites que aparecem na primeira página dos resultados de buscas são “mobile friendly”.  

Devido à variedade e complexidade das estratégias citadas é fundamental que uma empresa que esteja iniciando a atuação no cenário digital conte com a assistência de uma agência de marketing digital.

Quais as vantagens do SEO para uma PME?

As estratégias de SEO desenvolvidas com excelência permitem um crescimento a médio prazo do posicionamento da empresa nos resultados de buscas do Google. Segundo a pesquisa da Chikita, citada acima, 91,5% dos usuários clicam em resultados que aparecem na primeira página de resultados, enquanto na segunda página esse número cai para 4,8%. O investimento em marketing digital com o objetivo de atingir a primeira página do Google em resultados orgânicos oferece diversos benefícios para o investidor, como:

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  • Aumento do tráfego para o site;
  • Expansão da base de e-mails;
  • Mais confiança na relação empresa-cliente;
  • Ações de marketing de sucesso;
  • Aumento da receita com crescimento direto das vendas.

PME na primeira página

Para atingir a primeira página do Google, a PME deve iniciar diversas ações que façam a empresa melhorar o rankeamento, entretanto, essas práticas não podem ser abandonadas após a empresa atingir os objetivos, com o risco de perder todos os resultados conquistados.

Para manter os bons resultados será fundamental a avaliação de métricas, que permitem identificar o crescimento da empresa, do tráfego do site e da base de leads (usuários cadastrados na base de dados da empresa). Assim também será possível aperfeiçoar as práticas, a partir de um acompanhamento contínuo e analítico.

Esse acompanhamento é possível por meio das diversas ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado, como o Google Analytics, Google Trends, SemRush, Moz etc.

Marketing digital em 2016

O cenário do marketing digital está em constante atualização, como o Inbound Marketing, uma nova metodologia que oferece ao empresário um grande leque de possibilidades, com chances de conquistar novos mercados e clientes no Google e em outras ferramentas de busca. No caso de uma PME, buscar uma agência de marketing digital especializada no segmento é a alternativa mais assertiva e que oferece mais segurança ao investimento.

O que achou desse conteúdo? Aprendeu a colocar a sua PME na primeira página do Google? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

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