5 materiais ricos que você pode usar na geração de leads

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A geração de leads se tornou um dos principais objetivos de quem utiliza a internet para divulgar ou vender produtos e serviços. Basicamente, lead é um cliente em potencial que se interessou por um conteúdo relevante (e de qualidade) que a marca cria. Para se ter uma ideia de sua importância, a nutrição de leads, gera em média, um aumento de 20% nas oportunidades de fechar negócio. Os dados são da empresa Hubspot.

A estratégia visa a qualificação da rede de contatos e pode se transformar no mais eficiente filtro de conversão de vendas. E como gerar leads? Inicialmente é oferecendo conteúdo que irá chamar a atenção e fazer com que o seu público – alvo se identifique. Existem diferentes formas de oferecer esse conteúdo. Conheça 5 materiais ricos que auxiliam na estratégia de geração de leads.

Blog post

Talvez a forma mais eficiente de se gerar leads, uma vez que é possível utilizar diferentes técnicas como SEO (Search Engine Optimized) baseado em palavras – chaves para a otimização de conteúdo, principalmente artigos. Os blogs apresentam uma linguagem direta a qual pode ser segmentada de acordo com o público. É possível ainda seriar o material, aumentando as chances do consumidor de acompanhar o blog e de ser fidelizado.

Webinar

O Web Based Seminar ou só Webinar é uma videoconferência online de palestras e apresentações disponibilizadas ao vivo por streaming. Se tornou muito popular entre os usuários, garantindo um bom retorno de leads. O objetivo do Webinar é de conectar o palestrante com o público em uma ferramenta ainda mais pessoal que outros materiais.

A ferramenta permite um estreitamento da relação com o público, uma vez que é possível ter um representante da empresa se comunicando e respondendo perguntas dos clientes que são respondidas, geralmente, ao fim da apresentação. Além disso, o Webinar permite ser mais direto, falar sobre o produto da marca e até ensinar como usar corretamente os produtos e serviços do portfólio.  

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E-books

O e-book apresenta ao público um conteúdo mais denso e extenso em relação aos artigos, releases, resenhas e demais textos publicados no blog ou site da marca. Basicamente é um conteúdo mais aprofundado, abrangente ou segmentado, de acordo com o assunto e a proposta do e-book. O ideal é disponibilizar o conteúdo em uma landing page (página destinada ao cliente, em que ele fornece dados para cadastro em troca do conteúdo).

Trata-se de uma ferramenta demonstrar o domínio da empresa quanto ao campo de atuação, a fim ganhar em troca credibilidade e percepção de valor. Dessa forma, o cliente fica mais próximo da sua marca e quando decidir fazer a compra do produto o serviço que oferece, terá a sua marca em mente. Em algumas situações, o cliente se sente obrigado a devolver o favor e acaba fechando o negócio.

Planilhas e outros templates para download

Funciona da mesma forma que o e-book, tendo em vista que o conteúdo deve ser oferecido em uma landing page. Basicamente, você irá oferecer aos leads planilhas e templates relacionados a seu produto ou serviço. Assim é possível aumentar a base de leads cadastrados sem grandes custos. Podem ser diferentes documentos úteis e que possam fazer parte do cotidiano do seu cliente.

Demonstração de produtos e degustação

Basicamente são semelhantes aos formatos tradicionais (físicos) de demonstração e degustação, proporcionando ao público uma amostra do que a marca oferece. Dessa forma, mais pessoas conhecem o produto ou serviço, mesmo que seja por um curto período de tempo. Está é uma ótima prática para gerar leads, que aumenta a aproximação com os clientes e potencial e auxilia no crescimento da taxa de conversão.

Vale ressaltar que cada uma dessas ferramentas precisa de um planejamento inicial, metas bem definidas e uma estratégia eficiente. Caso tenha dificuldades em algumas dessas questões, busque profissionais capacitados para a tarefa, a exemplo da Goomark, uma agência de Marketing Digital que oferece soluções para atrair e converter leads em clientes, garantindo sua fidelização.

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