4 estratégias para motivar a sua equipe de vendas

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Consolidar bons resultados na sua empresa, ter um bom produto e preços atrativos é relevante. Porém, não dá para se esquecer do elo mais importante entre a marca e o cliente: o vendedor.

Ter um time que está motivado significa possuir uma força-motriz intensa, capaz de fazer o negócio crescer e se desenvolver. De fato, profissionais motivados são até 50% mais produtivos. Ou seja, contar com 2 pessoas engajadas é, praticamente, o mesmo de ter 3 colaboradores atuando.

Para saber como conseguir esses efeitos, veja 4 estratégias para motivar a sua equipe de vendas!

1. Estabeleça metas desafiadoras e tangíveis

Por definição, a personalidade dos vendedores faz com que eles sejam muito interessados em desafios. Eles querem sair do lugar-comum, atingir novos níveis de excelência e, é claro, ganhar por isso.

Por causa desse elemento, estabeleça metas que sejam desafiadoras. É interessante tirar o grupo de sua zona de conforto, pois isso trará novos caminhos e soluções, além da performance aumentada.

Ao mesmo tempo, é importante que essas metas sejam possíveis. Não adianta determinar objetivos que não podem ser alcançados, porque isso só causará desmotivação. Compreenda o panorama da empresa e, a partir daí, defina os valores que deverão ser atingidos.

2. Crie um ambiente competitivo e colaborativo ao mesmo tempo

Outra entre as estratégias para motivar a sua equipe de vendas consiste em ajustar o ambiente de trabalho. O ideal é que ele reúna duas características principais: competitividade e colaboração.

A primeira é importante para garantir que ninguém fique acomodado com o resultado alheio e busque sempre o seu melhor. Uma forma de fazer isso é oferecendo recompensas diferenciadas para os melhores ou para quem bater a meta mais rapidamente, por exemplo.estratégias para motivar a sua equipe de vendas

Porém, é importante se lembrar de que todos estão atuando pelo mesmo motivo: o sucesso do negócio. Então, o ambiente deve favorecer a colaboração, como ao criar times menores e ao estimular o bom relacionamento entre todos.

3. Fortaleça os canais de comunicação

Por falar em relação entre os colaboradores, é fundamental que o diálogo faça parte disso. Sem uma comunicação adequada, aumentam as chances de conflitos, insatisfação e motivação.

Por causa disso, abrir e fortalecer canais de comunicação é uma das estratégias para motivar a sua equipe de vendas. Ofereça, por exemplo, feedback contínuo e justo para que os profissionais saibam como atuar de forma otimizada.

Busque, ainda, criar um ambiente seguro para que colaboradores e liderança interajam, compartilhando dúvidas, críticas e sugestões. Ao se sentirem ouvidas, as pessoas tendem a ficar mais motivadas.

4. Invista em capacitação como uma das estratégias para motivar a sua equipe de vendas

Todos esses elementos são importantes, mas serão pouco úteis se os profissionais não souberem como agir. Sem as habilidades de persuasão certas para cada público e situação, o trabalho fica mais difícil e desmotivador.

Por causa disso, é importante investir em capacitação do time. Ofereça e estimule a realização de cursos, treinamentos e pesquisa.

Quanto mais conhecimento os profissionais tiverem, mais fácil será realizar conversões e mais estimulados eles ficarão com suas tarefas.

Ao empregar essas estratégias para motivar a sua equipe de vendas, o resultado não é apenas o aumento do faturamento. Há, também, um fortalecimento do time e a capacidade para que a empresa chegue mais longe.

Você já aplica ou pretende aplicar alguma dessas possibilidades? Conte nos comentários!

 

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