O e-commerce é uma ótima solução para pequenas e médias empresas que precisam vender, mas não podem investir em um ponto de venda. Mas não apenas isso, as grandes empresas aprenderam a se reinventar com a internet e transformaram as suas lojas virtuais em grandes fontes de renda. A verdade é que vender pela internet é muito mais barato que numa loja física. Por isso, essa forma de comércio é tão vantajosa.
Mas com o aumento das lojas virtuais também começaram a ficar claras algumas práticas que acabam atrapalhando a marca. Se você quer ter certeza que está fazendo tudo corretamente, veja agora quais são os 5 erros de um e-commerce novo e saiba como evitá-los.
1. Não dar o devido valor ao design
O e-commerce é um ponto de venda da mesma forma que uma loja física. Então pense: se você tivesse um espaço para vender na cidade, deixaria que os seus clientes encontrassem uma bagunça lá dentro? A resposta correta é não. Por isso, investir no design é fundamental.
Além de tornar o ambiente mais amigável e os produtos mais atrativos, um site bem construído passa confiança para os usuários. Eles enxergam o seu profissionalismo e não desconfiam das suas atividades comerciais.
2. Não usar as palavras chave corretas
Esse é um dos erros de um e-commerce mais comuns de serem encontrados. As palavras chave são importantes por dois motivos. O primeiro deles diz respeito à navegação do cliente pelas categorias de produtos. Sem as palavras chave, eles jamais poderão encontrar exatamente o que precisam.
O outro motivo diz respeito ao seu posicionamento nos motores de busca. Ou seja, o quão fácil será encontrar a sua loja se alguém buscar pelo seu produto no Google. Quando as palavras chaves estão bem trabalhadas, as chances da sua posição subir no ranking são maiores.
3. Ter processos muito longos para finalizar a compra
Quando uma pessoa compra pela internet ela está à procura de praticidade. Ela procura o produto, escolhe qual melhor se adequa a sua necessidade e o coloca no carrinho. A partir desse ponto, começam inúmeras etapas para que a compra possa ser realizada. Esse é um dos erros de um e-commerce mais comuns. Se isso acontecer, toda a facilidade que o usuário procurava será perdida e ele pode até desistir de comprar com você e optar pela concorrência.
4. Informações insuficientes são erros de um e-commerce
A grande diferença entre comprar pela internet e ir até uma loja está no fato de que a pessoa não poderá ver o produto de perto. Essa é uma barreira que pode ser vencida facilmente com o uso da caixa de informações. Dados como as dimensões do produto, cores disponíveis e outras informações técnicas são de extrema importância para a decisão de compra. Por isso, um site de vendas pobre de informações pode não ter os resultados esperados.
5. Entrega demorada ou muito cara
Enquanto os e-commerces economizam ao não pagar aluguel por um ponto de venda e, portanto, têm produtos mais baratos, eles têm que lidar com logísticas de entrega dos produtos. Essa é uma etapa que deve funcionar perfeitamente, uma vez que o seu cliente já terá pago e espera receber a sua compra rapidamente. Um dos maiores erros de um e-commerce é falhar nessa etapa. Entregas muito demoradas ou muito caras podem gerar frustração e o seu cliente não retornará ao seu site.
Investir em um e-commerce é uma decisão acertada e que pode gerar um aumento significativo nas vendas. Mas é preciso ficar atento para que toda a experiência de compra seja bem-sucedida.
Os grandes erros de um e-commerce são cometidos por falta de atenção no processo, ou simplesmente por não enxergar o site com os olhos do consumidor. Se você ainda ficou com alguma dúvida, comente aqui embaixo e nós iremos ajudá-lo.