É muito importante ter um discurso de vendas coerente, que convença não só os clientes a efetuar as compras, mas também sobre o posicionamento da marca. Mas apesar dessa etapa ser fundamental para toda empresa, o pós-venda tem igual relevância em um negócio. E muitas pessoas acabam se esquecendo disso ao administrarem as suas empresas.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo sobre os mais comuns erros do pós-venda que podem prejudicar o seu negócio. Leia esta lista até o final e saiba como prevenir os deslizes, corrigi-los a tempo e melhorar o seu e-commerce.
1. Esquecer completamente do pós-venda
Como adiantamos, esquecer completamente do pós-venda é um dos maiores erros que podem ser cometidos. Isso porque a percepção sobre uma compra é impactada pela experiência como um todo. Desde a escolha do produto, até o seu uso no dia a dia. Nesse sentido, se a marca não estiver disponível para ajudar seus clientes, a experiência em geral pode ser prejudicada e até destruir o seu negócio.
2. Não manter o contato com os clientes
Independentemente se os clientes ficaram satisfeitos ou não com os produtos, um dos maiores erros de pós-venda é não manter o contato com eles. Isso porque seus clientes não têm nenhuma obrigação em gostar de você ou do seu produto, por isso a opinião deles é completamente confiável. Se eles tiverem elogios, ótimo. Mas se a avaliação for ligeiramente (ou até completamente) negativa, você terá pontos importantes para corrigir. E esse tipo de feedback não tem preço.
3. Oferecer recompensas para corrigir erros ou somente para vender
Existem aquelas marcas que, quando recebem um feedback negativo, oferecem recompensas aos clientes para tentar reconquistá-los. Ou aquelas que só o fazem quando querem conquistar novos consumidores. Mas a verdade é que as recompensas que mais têm valor são aquelas que surgem de forma proativa. Ou seja, não deixe para agradar sua clientela apenas quando ela entrar em contato você, ou você cometerá um dos maiores erros do pós-venda.
4. Falta de tato nos contatos é um dos maiores erros do pós-venda
Nesse ponto nós já estabelecemos que é importante manter o contato com seus clientes mesmo depois de a venda ter sido realizada. Tão importante quanto essa atitude é ter bom senso e tato ao fazer esse contato. Isso significa respeitar os horários, ser cordial e, acima de tudo, saber ouvir o que a outra pessoa do outro lado da linha está dizendo.
5. Não conhecer os seus clientes
Uma das informações mais valiosas em um negócio são aquelas referentes ao perfil de seus clientes. Isso porque quando sabemos quais são suas necessidades, suas dores e aspirações, tornar-se relevante fica mais fácil. É somente dessa forma que os argumentos de venda se tornam precisos e assertivos. Por isso, e para evitar os erros do pós-venda, conheça o seu público a fundo e entenda como a sua marca pode, de fato, saciar suas vontades.
Os maiores erros do pós-venda são aqueles que subestimam a sua importância. Saber conectar a experiência por completo é o grande segredo para se manter relevante aos olhos do público. Você costuma tomar esses cuidados? Conte nos comentários quais são suas principais preocupações quanto ao pós-venda.