Uma das maneiras mais importantes de gerar novas oportunidades de negócio é sendo encontrado na internet. Com a ajuda de um bom site, redes sociais e estratégias adequadas, dá para captar interessados e até consolidar vendas.
Ao não aparecer no Google, portanto, seu site perde grandes possibilidades de crescimento e de faturamento. Com isso, é indispensável entender quais são as razões para tentar reverter esse quadro.
A seguir, confira 4 explicações e entenda como lidar com cada situação.
1. A falta de indexação do domínio é um dos principais motivos
Para o seu site aparecer no Google, ele precisa existir para o buscador. Além de tudo, é necessário que haja a permissão de indexação, de modo que o endereço seja mostrado em buscas.
Embora esse seja o primeiro passo, é bastante comum que a falha esteja nesse momento. É preciso começar verificando, por exemplo, se o seu site permite a indexação. Analise se a opção está marcada no painel de controle da sua URL.
Se, mesmo assim, ele ainda não aparecer, você pode fazer a submissão do site para os mecanismos de busca. Você deverá submeter seu sitemap, que funciona como se fosse um mapa, de modo a facilitar o trabalho do gigante da internet.
2. A falta de estratégia de SEO é um motivo para não aparecer no Google
Entre os milhões de posts e sites que são publicados diariamente na internet em todos os idiomas, é preciso ter a técnica certa para se destacar. Quando se fala em visibilidade nos mecanismos de busca, o SEO é o principal elemento.
Sem essa abordagem, é provável que o seu endereço não seja exibido. Para contornar isso, é necessário selecionar e usar corretamente as palavras-chaves, publicar conteúdo com qualidade e consistência e ter um site com boa experiência ao usuário.
Esses, inclusive, são apenas 3 de mais de 200 fatores que são considerados para que o seu endereço virtual seja exibido.
3. O uso de técnicas incorretas também leva a esse efeito
Talvez você até empregue SEO, mas do jeito errado. Nas chamadas práticas blackhat, a intenção é tentar enganar o algoritmo do Google, conseguindo melhores posições.
Durante um breve período, isso até pode funcionar. Porém, após um tempo esses pontos sempre são identificados, levando a penalidades. Entre as práticas, estão usar elementos e palavras ocultas no código, utilizar redirecionamentos sucessivos e uso excessivo da palavra-chave, dentre tantas outras.
Mesmo que a prática seja executada sem querer, ela pode levar a perdas de posição no ranking, banimento temporário das buscas e até a exclusão total dos resultados.
4. A irrelevância do seu endereço também leva a esse efeito
Outra coisa que pode estar acontecendo sobre não aparecer no Google é que o posicionamento do seu site está muitas páginas atrás, sendo praticamente impossível de ser encontrado.
Na maioria das vezes, isso ocorre quando o seu endereço não possui relevância para as pesquisas realizadas. É o que acontece ao tentar se posicionar com palavras muito concorridas ou usadas por um grande player de mercado.
Ao pesquisar “Apple”, por exemplo, você notará que praticamente todos os resultados das três primeiras páginas são somente do site da empresa, de lojas ou de notícias sobre a marca. Outros negócios, mesmo com boas atuações, tendem a não conseguir melhores resultados pelo simples fato de que é quase impossível competir com esse gigante norte-americano.
Nessa situação, o ideal é contar com profissionais especializados que traçarão uma abordagem para que seu site ganhe relevância e posições nas pesquisas certas.
Os motivos para não aparecer no Google, normalmente, estão ligados à estratégia, que pode ser incorreta ou nula. Por isso, ter profissionais para te auxiliar é fundamental para conquistar resultados melhores!
Ficou com alguma dúvida sobre não aparecer no Google? Conte nos comentários e participe!