Sendo o Google o mecanismo de busca mais utilizado do mundo, ter exposição em suas buscas significa ter grandes oportunidades de sucesso. A tarefa, entretanto, nem sempre é fácil, exigindo dedicação a certos pontos.
Para quem quer começar a aproveitar todos os benefícios dessa exposição, saber quanto tempo leva para o site aparecer no Google é fundamental. A partir disso, fica fácil planejar outras ações.
Quer tirar essa dúvida? Então continue lendo e veja tudo o que você precisa saber sobre o tema!
A indexação ajuda seu site a aparecer no Google mais rapidamente
A partir do momento em que o endereço é criado, ele já existe na internet, mas não necessariamente para o Google. Como seria impossível para o buscador atualizar todo o volume de dados em tempo real, as varreduras são feitas em intervalos.
Pode levar apenas alguns minutos até que o Google “encontre” o seu site, assim como talvez demore meses. Para facilitar o processo, o melhor é realizar a indexação.
Em primeiro lugar, é preciso habilitar a permissão de indexação no painel de controle do site. Sendo o WordPress mais comum, ele conta com uma opção simples, em que você permite que os buscadores encontrem o endereço.
Além disso, é recomendado utilizar o Search Console, do Google. Basta fazer o upload de um código para a raiz do site e seguir um processo de autenticação para que o endereço seja reconhecido facilmente.
O link building externo também traz bons resultados
Para o seu site aparecer no Google, você já viu que é necessário que ele seja encontrado. Além da indexação, é possível aproveitar os sites que já estão indexados.
A tática consiste em fazer com que sites que já foram reconhecidos pelo Google apontem para o seu endereço. Sem o uso da tag “no follow”, o buscador seguirá até seu endereço e, a partir daí, conseguirá reconhecê-lo mais facilmente.
Portanto, vale a pena pensar em link building externo para aumentar a relevância do seu site. Ao mesmo tempo, é fundamental tomar cuidado para não cair nas chamadas técnicas de black hat, pois isso pode penalizar seu endereço de maneira definitiva.
As táticas de SEO apresentam prazos variados
Aparecer no Google nas últimas páginas, muitas vezes, é a mesma coisa que não estar lá, certo? Por isso, é preciso recorrer a táticas que ajudem a conseguir melhores posicionamentos, especialmente na primeira página.
Para tanto, o melhor é usar o SEO. As diversas táticas, como o uso de conteúdo otimizado, o link building interno e externo e a otimização do site, podem trazer bons resultados.
Contudo, não dá para definir em quanto tempo isso acontece. Tudo depende dos seus investimentos, da concorrência pelas palavras-chave desejadas e da relevância que seu site demonstra.
Como são mais de 200 fatores, trata-se de algo que pode demorar desde alguns dias até alguns meses.
O uso de links patrocinados é de grande ajuda
Uma forma de favorecer o aparecimento no Google, acelerando-o, é usando links patrocinados. Por meio da criação de campanhas no Google Adwords, seu endereço será exibido na área dedicada aos anúncios.
Assim, os visitantes que pesquisaram aquela palavra-chave poderão encontrar o seu site, aumentando as chances de venda.
Para surgir no buscador desta forma, normalmente não demora muito. A partir do início da campanha e até o seu final, seu endereço ficará disponível na área específica dos resultados.
O seu site pode demorar algum tempo para aparecer no Google, dependendo de certas características. Ao seguir todos esses passos, será possível diminuir o período necessário para chegar ao efeito desejado.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre essa questão, deixe seus comentários para que possamos ajudar!