Para quem está iniciando a vida de empreendedor, os desafios são diários. Isso porque, a cada momento, novas incumbências surgem e nem sempre o empresário tem o conhecimento necessário para cumpri-las da melhor maneira possível.
Para que todo o negócio cresça e se mantenha ativo, é fundamental ter um bom fluxo de vendas. Mas, para isso, além de ter um ótimo produto ou serviço, é preciso que o empreendedor trabalhe com uma estratégia de vendas arrasadora. Se esse é um ponto que te deixa apreensivo, fique calmo, pois neste artigo iremos mostrar como começar uma estratégia de vendas que trará bons resultados desde o início. Confira!
Saiba quem são os seus clientes em potencial
A primeira dica para começar uma estratégia de vendas arrasadora é encontrar os seus clientes em potencial. Essa etapa pode parecer bem difícil para os novos empreendedores, porém, não é, basta seguir alguns passos.
Para identificar quem são as pessoas que têm mais chances de se interessar por seu produto ou serviço, é interessante criar uma persona, que é um personagem fictício que possui as características do seu público-alvo.
Por exemplo, se a sua empresa comercializa carrinhos de bebê, algumas características da persona podem ser: mulher, casada, na faixa etária dos 30 anos, com interesses em assuntos relacionados a maternidade, e que adora conhecer produtos práticos e inovadores, que ajudam no dia a dia com os filhos.
Esses dados ajudarão as equipes comercial e de marketing a pensarem em uma estratégia de vendas mais focada nas necessidades desse público, como veremos a seguir.
Promova abordagens personalizadas
Depois de conhecer o seu público-alvo, um passo importante para começar a aplicar uma estratégia de vendas eficiente é promover abordagens personalizadas a fim de atrair mais leads para o seu negócio. Para isso, ter um bom suporte de marketing é fundamental, pois ele atuará como um parceiro da área de vendas da sua empresa.
Por conta da necessidade de conhecimentos técnicos nesta área, muitos empreendedores optam por contratar agências especializadas em marketing digital, que irão projetar ações de divulgação em diversos canais, muitas vezes utilizando o inbound marketing como aliado. Esses serviços serão o ponto de início para que a área comercial da sua empresa trabalhe com a estratégia de vendas assertiva e personalizada para o seu público-alvo.
Boa estratégia de vendas precisa ser mensurada
Como vimos, o setor comercial e o marketing podem trabalhar juntos para que a sua companhia obtenha uma boa estratégia de vendas. Mas, além dessa parceria, é fundamental mensurar os retornos obtidos em cada ação. Essa análise permitirá levantar o que vem dando certo e o que precisa ser melhorado. No início da estratégia de vendas, é comum terem pontos que necessitam de uma atenção maior, por isso, ficar de olho nas métricas é essencial para o sucesso da sua operação.
Apresentamos no artigo de hoje algumas dicas de como começar uma estratégia de vendas em sua empresa, aliando o comercial com o marketing. Para continuar por dentro das dicas sobre o assunto, nós te convidamos para conferir também em nosso blog o post que mostra os 4 erros que você comete tentando aumentar as suas vendas.