“Se não está no Google, é porque não existe”. Essa famosa brincadeira que circula pela internet pode ter um tom humorístico, mas também há muita verdade por trás dela. A realidade é que atualmente a maioria dos consumidores usa o Google para se informar sobre produtos, serviços ou quaisquer outros assuntos que tenham dúvidas a respeito. Por isso é tão importante marcar presença nos motores de busca.
Se esses argumentos ainda não foram suficientes, saiba que enquanto você está focado em outras estratégias de divulgação offline, a sua concorrência certamente finca sua bandeira no território virtual. Portanto, sem mais delongas, é hora de começar a divulgar a sua marca no Google. Veja agora como fazer isso.
Google Adwords: a maneira mais rápida de divulgar a sua marca no Google
O Google Adwords é uma ferramenta desenvolvida pela gigante da internet para que marcas possam anunciar em sua plataforma sem grandes dificuldades. Ou seja, com apenas alguns minutos de dedicação e um orçamento disponível é possível começar a veicular anúncios e começar a receber acessos. Essa é a maneira mais rápida de divulgar a sua marca no Google.
Para tanto, é preciso estar logado no Google e ter objetivos claros em mente. A partir daí, definem-se as palavras chaves que serão trabalhadas e criam-se textos atrativos. O ideal é que todo o conjunto de informações seja trabalhado de forma a instigar a curiosidade dessas pessoas e atraí-las para conhecer o seu site.
A grande sacada desse tipo de anúncio está no fato de que não é necessário investir quantidades exorbitantes de dinheiro, como a mídia tradicional exige. Além disso, apenas as pessoas que se interessam (ou estão inclinadas a isso) irão interagir com a sua publicação. O resultado é o uso inteligente do seu dinheiro. Ou seja, você só pagará se o anúncio der resultado.
SEO: estratégias focadas no seu posicionamento orgânico
Além de investir em mídia paga, existem um trabalho importantíssimo que está atrelado à sua relevância no Google. Ou seja, em como ele enxerga o seu site e onde ele ficará posicionado na página de resultados. Nós sabemos que dificilmente um usuário irá navegar pela segunda, terceira ou quarta páginas da busca. Na esmagadora maioria das vezes o clique será nos primeiros links e é lá que a sua marca deve estar.
Para tanto, o segredo é investir em SEO. Essa sigla significa Search Engine Optimization, que nada mais é que a otimização da sua página para que os motores de busca a encontrem e a mantenham bem posicionada nos resultados. Na prática, isso significa investir nas palavras chaves corretas e desenvolver um trabalho robusto em cima disso.
Esse deverá ser um trabalho conjunto entre profissionais de programação, performance e produtores de conteúdo. Todo o seu site deverá ser preparado para o SEO e preenchido com conteúdo original sobre o assunto que a sua marca é proprietária. Esses textos não somente dirão ao Google que você é extremamente relevante para o mercado, como também criarão uma conexão importante com o público. Afinal de contas, se você foi o responsável por transmitir conhecimento e solucionar dúvidas, os clientes certamente confiarão no seu negócio.
Nesse sentido, é importante salientar que ambas as estratégias para divulgar a sua marca no Google são complementares. Enquanto o Adwords tem resultados imediatos, as táticas aplicadas no SEO são a médio e longo prazo. Por isso, é importante começar o mais rápido possível.
Divulgar a sua marca no Google é uma questão de sobrevivência no mercado. Aplicando as estratégias corretas e fazendo uma combinação entre o Google Adwords e o SEO, as visitas do seu site começarão a aumentar. A consequência disso é a ampliação do seu alcance e o aumento das vendas. Nada mal, não é mesmo?
Você usa alguma dessa estratégias para divulgar a sua marca no Google? Conte nos comentários como funcionam as suas abordagens em marketing.