Para fazer o negócio voltar a crescer, é essencial pensar em formas de atrair novos clientes e conversões. Ao aumentar as vendas, há maior faturamento, melhor previsibilidade e giro de estoque. Com mais dinheiro em caixa, as contas voltam a ficar equilibradas.
Em um mercado competitivo e ainda em recuperação pode não ser tão fácil conquistar os resultados desejados. Mas saiba que é possível vencer a crise e voltar a ter um excelente desempenho.
Para descobrir como fazer isso, conheça 4 estratégias para aumentar as vendas do seu negócio.
1. Treine a equipe de atendimento
Quando se fala em crise econômica, é comum pensar no corte de gastos. Contudo, nem sempre esse é o melhor caminho — especialmente quando o objetivo é convencer os clientes que a sua marca oferece a solução ideal.
Para criar experiências únicas, favorecer a fidelização e melhorar a imagem da empresa, o ideal é treinar a equipe de atendimento. Com vendedores preparados e com novas técnicas de vendas, a conversão fica próxima.
Além de tudo, a qualidade no atendimento gera impactos positivos sobre os clientes e até favorece a indicação para outras pessoas. Assim, é ainda mais fácil ampliar as conversões.
2. Aumente o valor percebido do seu produto
Quando a gestão está em busca de novos negócios em um período de turbulências, o preço é um dos primeiros afetados. Com o objetivo de chamar a atenção dos clientes, os descontos surgem como uma solução tentadora. Recorrer ao mecanismo, entretanto, pode ter o efeito reverso.
Ao diminuir o preço dos itens ou dos serviços, eles podem ser vistos como de menor qualidade. Para piorar, será difícil retornar ao valor “cheio” e a margem de lucro poderá ser comprometida.
Para evitar tudo isso e ainda otimizar o desempenho comercial, o melhor é ampliar o valor percebido ou agregado. Estude muito bem as soluções oferecidas pelo empreendimento e valorize a qualidade e os efeitos positivos da compra. Ao demonstrar que o consumidor só tem a ganhar com a aquisição, o poder de persuasão é ampliado!
3. Recorra ao marketing digital para aumentar as vendas
Em um momento de crise, a maioria dos concorrentes coloca o pé no freio e deixa de fazer investimentos cruciais. O setor de publicidade é o que mais sofre por ser considerado supérfluo, mas a verdade é que a exposição é essencial para converter.
Se as pessoas não souberem o que o seu negócio oferece e por que elas deveriam comprar, dificilmente os números ficarão maiores. Já que a intenção é aumentar as vendas, mas sem gastar muito, o marketing digital é uma excelente saída.
A estratégia é versátil, funcional e permite que o empreendimento seja visto pelo público sem limitações. Com o alcance ampliado e com novas oportunidades geradas, o negócio poderá deixar a crise no passado.
4. Fortaleça o relacionamento com clientes atuais
Aumentar as vendas não significa, necessariamente, conseguir mais clientes. Ampliar a base é positivo, mas não adianta ignorar quem já comprou antes. Afinal, as pessoas que já tiveram uma experiência de consumo são mais fáceis de serem convencidas.
Para aproveitar essa oportunidade, amplie e fortaleça o relacionamento com os clientes atuais. Crie programas de fidelidade, ofereça descontos exclusivos e trabalhe o atendimento personalizado. O marketing digital pode ajudar, como por meio do e-mail marketing e das redes sociais.
Ao vender novamente para as mesmas pessoas, o estabelecimento conseguirá um faturamento maior e, ainda por cima, diminuirá os custos de aquisição do cliente.
Ao executar essas estratégias para aumentar as vendas, você fará com que o seu empreendimento se destaque e saia da crise. Como resultado, será muito mais fácil se manter no mercado e retomar o crescimento!
Que abordagens você tem usado? Conte nos comentários e compartilhe suas experiências!