Geração de leads qualificados: o guia para iniciantes

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Quando o empreendedor começa a buscar informações sobre marketing digital, ele se depara com uma série de termos, muitos deles são totalmente novos para o empresário, como geração de lead, SEO ou links patrocinados.

Para quem está iniciando nesta área é interessante saber do que se trata os principais termos do marketing digital e quais os objetivos que eles têm nas estratégias aplicadas nas campanhas de divulgação.

Se você não sabe muito bem o que é geração de leads qualificados, recomendamos que você continue lendo este artigo, pois projetamos na sequência um guia sobre geração de leads para iniciantes.

Saiba o que é um lead

Para começarmos, vamos explicar o que é um lead dentro das ações de marketing e vendas. É considerado um possível lead a pessoa que tem potencial para se interessar pelos produtos ou serviços da sua empresa.

O diferencial da geração de leads qualificados é que a empresa consegue atrair essas pessoas de uma forma diferenciada. Em vez de ligar inúmeras vezes para o cliente ou enviar centenas de e-mails, a geração de leads qualificados acontece por meio do interesse que é despertado nas pessoas através de campanhas de atração.

Por exemplo, uma pessoa está pesquisando sobre um serviço que precisa realizar em casa e encontra uma postagem da sua empresa detalhando cada etapa do serviço. Na sequência, esse usuário é convidado a baixar gratuitamente um infográfico com as principais vantagens em aplicar esse serviço na residência, tendo apenas que preencher os dados como nome, telefone e e-mail. Esse usuário que não tinha relação alguma com a sua empresa passou a se tornar um lead qualificado, sendo que ele mesmo iniciou a interação com a sua marca.

Os proprietários de e-commerce sabem o quão importante é manter um bom fluxo de vendas para que o negócio possa crescer, consolidar-se no mercado e alcançar cada vez mais consumidores. No entanto, atrair leads qualificados para a sua loja virtual não é uma missão tão simples. Na verdade, é preciso conhecer a melhor forma de gerar mais vendas para o seu e-commerce. Neste artigo, iremos mostrar como as campanhas no Google AdWords podem ajudar a sua loja virtual a ampliar as conversões e a manter um bom tráfego de visitantes. Mesmo que você nunca tenha usado o Google AdWords, as dicas que vamos apresentar também são muito úteis para quem está começando a utilizar essa estratégia de divulgação. Não perca! 1. Faça um planejamento da campanha Antes de iniciar qualquer projeto de divulgação, é importante separar um tempo para planejar cada ação da campanha. Com o Google AdWords não é diferente. Mesmo que o foco seja gerar mais vendas, o empreendedor precisa definir alguns pontos, como: O objetivo é ampliar as vendas de produtos específicos? A campanha será focada em todos os itens da loja? As promoções serão o ponto principal da divulgação? Depois de definida essa parte, o empreendedor pode passar para a etapa de quanto investir e por quanto tempo a campanha no Google AdWords permanecerá ativa. 2. Saiba quem é o seu público-alvo Para que uma campanha no Google AdWords consiga gerar boas vendas para o seu e-commerce, é fundamental conhecer bem quem é o seu público-alvo, assim, a segmentação dos anúncios será muito mais assertiva. Para aumentar as vendas com Google AdWords é preciso definir a localidade do seu público, idade, sexo, interesses e hábitos, aplicando todas essas características em sua campanha. 3. Encontre as palavras-chave ideais para a campanha no Google AdWords Para quem nunca realizou uma campanha no Google AdWords o termo palavra-chave pode parecer um pouco estranho. Mas, é importante saber que esse recurso é um dos mais importantes e que ajudará o seu e-commerce a obter mais vendas com a campanha. O Google AdWords trabalha com um certo número de palavras-chave que são inseridas nas campanhas e nos anúncios. É por meio dessas keywords que se dá a conexão entre o público-alvo e a sua loja virtual. Por isso, a lista de palavras-chave deve conter termos que estejam associados ao seu produto ou serviço e que são amplamente utilizados pelos consumidores quando eles estão procurando por algo semelhante na internet. Por exemplo, se o seu e-commerce vende itens de cama, mesa e banho, na lista de palavras-chave, é interessante conter termos como: toalha de banho, lençol de casal, jogo de cama, entre outros. Para identificar quais são os termos mais buscados, o empreendedor pode realizar pesquisas no planejador de palavras-chave do Google AdWords. 4. Contrate o suporte de uma agência especializada Nos itens acima, apresentamos dicas para gerar mais vendas no seu e-commerce, porém, o Google AdWords é uma ferramenta complexa que precisa de conhecimentos específicos para gerenciá-la e obter bons resultados. Para que as campanhas possam gerar mais vendas no seu e-commerce por meio do Google AdWords, uma dica importante é contratar uma agência especializada em marketing digital. Os profissionais altamente qualificados irão projetar campanhas assertivas e bem estruturadas, impulsionando as vendas da sua loja virtual. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre Google AdWords, veja também em nosso blog o post que mostra como o Google AdWords pode ajudar a sua empresa a crescer.

Veja por que os leads qualificados são importantes para o seu negócio

Vimos que a geração de leads ajuda a atrair potenciais clientes para as empresas, sendo uma estratégia valiosa para acompanhar as transformações no modo como as pessoas compram nos dias de hoje.

Com a geração de leads, as empresas deixam de lado aquela ideia de atingir a massa e passam a personalizar as abordagens de olho nos clientes em potencial. Mas, para atrair e estabelecer um relacionamento duradouro, a geração de leads precisa ser bem projetada e oferecer o que os consumidores esperam encontrar.

Quando esse trabalho é realizado de forma assertiva, as companhias só tendem a ganhar, pois as chances de converter os leads em clientes são muito maiores do que com a abordagem comercial tradicional.

Mas, como consigo impulsionar a geração de leads para a minha empresa?

Na “Era da Informação”, o desafio para gerar leads qualificados e fazer a empresa prosperar é equilibrar qualidade, relevância e periodicidade de informações repassadas para os clientes em potencial. Isso porque, devido a disseminação da internet, existe uma abundância de informações na rede que, quando mal planejadas, podem sobrecarregar as pessoas, fazendo com que elas percam o interesse por determinados produtos ou serviços.

Sendo assim, para ter uma boa geração de leads para o seu negócio, a dica é investir nas melhores estratégias de marketing digital, como produção de conteúdo de qualidade para blog e materiais ricos, aplicação das técnicas de SEO em todos os canais, landing pages atraentes, entre outros.

Uma agência especializada em marketing digital pode ajudar na geração de leads qualificados, pois os profissionais possuem o conhecimento necessário para explorar os canais online que são fundamentais para a geração de leads com excelente potencial.

No artigo de hoje, apresentamos um breve guia para quem está iniciando o aprendizado sobre geração de leads. Para ampliar os seus conhecimentos sobre o tema, veja também em nosso blog o post que aborda 5 materiais ricos que você pode usar na geração de leads.

 

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