O mercado está a cada dia mais concorrido, por isso, buscar maneiras de encantar e conquistar os clientes é uma das medidas mais importantes para uma empresa se manter estável. Realizar uma venda não basta, imagine transformar todos os clientes que compraram uma vez em verdadeiros fãs que retornam à sua empresa e compram assiduamente?
Entenda melhor sobre a importância da fidelização de clientes para o seu negócio e saiba que estratégias podem ser aplicadas para superar as expectativas de quem compra com você!
Qual é a importância da fidelização de clientes?
A atenção para a conquista e encantamento dos clientes deve ser tão grande quanto os esforços para atrair clientes novos. Trouxemos alguns bons motivos para convencê-lo disso:
As indicações são espontâneas
Um cliente fidelizado se torna seu maior divulgador. Sim, a empresa agrada tanto a pessoa que ela recomenda seus produtos e serviços espontaneamente (sem precisar receber nada em troca) para seus familiares e amigos. Afinal, se o cliente encontrou uma ótima solução para um problema, vai desejar o mesmo benefício para as pessoas mais próximas.
Dificilmente suas ações de marketing e publicidade estarão inseridas em contextos mais íntimos, como aquele churrasco em família ou encontros de comemoração. Justamente nesse ambiente podem surgir as indicações mais empolgantes vindas dos seus clientes fidelizados.
O feedback é honesto
Nem todos os clientes estão dispostos a compartilhar sua experiência com a marca deixando feedbacks para a empresa. Entretanto, os clientes fiéis certamente tirarão alguns minutos para discorrer a respeito do seu encantamento com a marca, de forma bastante precisa.
Isso acontece porque estão bem envolvidos e desejam que aquelas ações da empresa sejam mantidas e, se possível, aprimoradas dia após dia.
A receita poderá ser previsível
Investir na fidelização de clientes é uma maneira de prever o quanto a empresa pode ganhar dentro de um período determinado. Basta acompanhar a frequência de compra, o ticket médio dos clientes e também seus históricos mês a mês. Um importante passo para ter estabilidade financeira.
Os custos da fidelização são mais baixos
Os custos para conquistar novos clientes são maiores do que os esforços que você faz para encantar e reter os clientes que já lhe conhecem e compram com você. É o que dizem os especialistas em marketing.
Isso porque suas ações podem ser feitas trabalhando com o que você já tem, ou seja, o contato do cliente, a mensuração dos níveis de satisfação, o trabalho de pós-venda, entre outras ações que serão aprofundadas mais adiante.
Quais são as dicas para conquistar e fidelizar os clientes?
Saiba quais ações podem ser tomadas para garantir a fidelização de clientes e o sucesso do seu negócio. Não é tão difícil, confira:
Conheça bem o seu cliente
Sem dúvida, o ponto principal é saber muito bem quem é seu público. É a partir dessas noções que a empresa consegue elaborar estratégias para, de fato, agradá-lo. Todos os dados devem ser armazenados em um cadastro atualizado: nome, idade, e-mail, endereço, hábitos de compra, estilo de vida, profissão, entre outros elementos que a empresa considerar relevantes.
Valorize o melhor atendimento
Para entender a necessidade do cliente será preciso se colocar no lugar dele. Por isso, atenda-o como gostaria de ser atendido. Um cliente quer mais do que ser bem recebido, ele deseja encontrar alguém que compreenda e solucione o problema dele. Por essa razão, não prometa o que não pode cumprir.
Aumente os canais de comunicação
É através dos canais de comunicação da empresa que o cliente pode se expressar, e a opinião dele deve ser valorizada. Se o cliente sabe que é ouvido pela empresa, que seus comentários e dúvidas são importantes, ele se sentirá íntimo e querido por aquela organização.
Com diversos canais de comunicação, o cliente poderá escolher a maneira mais conveniente de entrar em contato. Também não deixe de investir em estratégias de marketing digital.
Agora que já entendeu a relevância da fidelização de clientes, garanta estratégias convergentes para esse objetivo! O crescimento da sua empresa será inevitável.
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