Por que a fidelização de clientes é fundamental para o seu negócio?

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O mercado está a cada dia mais concorrido, por isso, buscar maneiras de encantar e conquistar os clientes é uma das medidas mais importantes para uma empresa se manter estável. Realizar uma venda não basta, imagine transformar todos os clientes que compraram uma vez em verdadeiros fãs que retornam à sua empresa e compram assiduamente?

Entenda melhor sobre a importância da fidelização de clientes para o seu negócio e saiba que estratégias podem ser aplicadas para superar as expectativas de quem compra com você!

Qual é a importância da fidelização de clientes?

A atenção para a conquista e encantamento dos clientes deve ser tão grande quanto os esforços para atrair clientes novos. Trouxemos alguns bons motivos para convencê-lo disso:

As indicações são espontâneas

Um cliente fidelizado se torna seu maior divulgador. Sim, a empresa agrada tanto a pessoa que ela recomenda seus produtos e serviços espontaneamente (sem precisar receber nada em troca) para seus familiares e amigos. Afinal, se o cliente encontrou uma ótima solução para um problema, vai desejar o mesmo benefício para as pessoas mais próximas.

Dificilmente suas ações de marketing e publicidade estarão inseridas em contextos mais íntimos, como aquele churrasco em família ou encontros de comemoração. Justamente nesse ambiente podem surgir as indicações mais empolgantes vindas dos seus clientes fidelizados.

O feedback é honesto

Nem todos os clientes estão dispostos a compartilhar sua experiência com a marca deixando feedbacks para a empresa. Entretanto, os clientes fiéis certamente tirarão alguns minutos para discorrer a respeito do seu encantamento com a marca, de forma bastante precisa.

Isso acontece porque estão bem envolvidos e desejam que aquelas ações da empresa sejam mantidas e, se possível, aprimoradas dia após dia.

A receita poderá ser previsível

Investir na fidelização de clientes é uma maneira de prever o quanto a empresa pode ganhar dentro de um período determinado. Basta acompanhar a frequência de compra, o ticket médio dos clientes e também seus históricos mês a mês. Um importante passo para ter estabilidade financeira.

fidelização de clientes

Os custos da fidelização são mais baixos

Os custos para conquistar novos clientes são maiores do que os esforços que você faz para encantar e reter os clientes que já lhe conhecem e compram com você. É o que dizem os especialistas em marketing.

Isso porque suas ações podem ser feitas trabalhando com o que você já tem, ou seja, o contato do cliente, a mensuração dos níveis de satisfação, o trabalho de pós-venda, entre outras ações que serão aprofundadas mais adiante.

Quais são as dicas para conquistar e fidelizar os clientes?

Saiba quais ações podem ser tomadas para garantir a fidelização de clientes e o sucesso do seu negócio. Não é tão difícil, confira:

Conheça bem o seu cliente

Sem dúvida, o ponto principal é saber muito bem quem é seu público. É a partir dessas noções que a empresa consegue elaborar estratégias para, de fato, agradá-lo. Todos os dados devem ser armazenados em um cadastro atualizado: nome, idade, e-mail, endereço, hábitos de compra, estilo de vida, profissão, entre outros elementos que a empresa considerar relevantes.

Valorize o melhor atendimento

Para entender a necessidade do cliente será preciso se colocar no lugar dele. Por isso, atenda-o como gostaria de ser atendido. Um cliente quer mais do que ser bem recebido, ele deseja encontrar alguém que compreenda e solucione o problema dele. Por essa razão, não prometa o que não pode cumprir.

Aumente os canais de comunicação

É através dos canais de comunicação da empresa que o cliente pode se expressar, e a opinião dele deve ser valorizada. Se o cliente sabe que é ouvido pela empresa, que seus comentários e dúvidas são importantes, ele se sentirá íntimo e querido por aquela organização.

Com diversos canais de comunicação, o cliente poderá escolher a maneira mais conveniente de entrar em contato. Também não deixe de investir em estratégias de marketing digital.

Agora que já entendeu a relevância da fidelização de clientes, garanta estratégias convergentes para esse objetivo! O crescimento da sua empresa será inevitável.

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