Se você é uma pessoa antenada no mundo dos negócios já deve ter ouvido falar sobre o inbound marketing. Campanhas online que seguem essa estratégia estão alcançando cada vez mais destaque no mercado por conta dos ótimos resultados obtidos.
Empresas de diferentes segmentos e portes estão adotando o inbound marketing visando atrair os consumidores por meio de conteúdos relevantes e que são do interesse do seu público-alvo. Mas, apesar do sucesso, ainda há dúvidas que acabam afastando algumas empresas das ações de inbound marketing.
Um dos questionamentos mais comuns é em relação a melhorias do ROI (Retorno sobre Investimento). Será que campanhas que atraem os clientes por meio de conteúdos trazem bons retornos? O marketing tradicional que atua com a interrupção do cliente não é mais vantajoso?
Se essas são dúvidas que você também tem em relação ao inbound marketing, confira este artigo até o fim e entenda como essa estratégia ajudará a melhorar o seu ROI.
Parceria entre inbound marketing e ROI
Quando as marcas decidem investir em uma ação de divulgação, elas esperam obter bons retornos, como aumento das vendas, captação de novos clientes e fidelização dos consumidores. Por isso, o ROI é uma das métricas mais importantes para as companhias.
Com o inbound marketing realizado de forma correta, é possível sim melhorar o ROI da sua empresa. Isso porque essa estratégia tem como foco a atração de clientes com um bom potencial de conversão. Esses leads chegam até o blog, site ou redes sociais da sua empresa atraídos pelo conteúdo disponibilizado que é interessante para eles.
Com o aumento do tráfego e a sua qualificação, as chances de transformar esses leads em clientes reais são muito maiores, diferentemente do que acontece quando a empresa utiliza estratégias que vão atrás dos consumidores, interrompendo as suas ações com uma série de publicidades.
Veja como o ROI do seu negócio irá melhorar
Vimos que quando bem elaborado, o inbound marketing consegue ser bastante eficaz na conversão de leads em clientes. Mas, é interessante que as empresas entendam como ele ajuda a melhorar na prática o ROI, mostrando se o investimento realizado nas ações está valendo a pena para o negócio.
O inbound marketing permite que as empresas analisem detalhadamente quanto foi investido nas campanhas, mostrando uma média do valor gasto para a conversão de um cliente, por exemplo. Em estratégias de marketing tradicional, obter esse tipo de informação é quase impossível.
O controle do ROI proporcionado pelo inbound marketing ajuda as marcas a identificarem se determinada ação está alcançando os resultados esperados ou se é preciso mudar a estratégia. Assim, o investimento se torna mais assertivo e as empresas conseguirão definir quais canais são mais eficazes para alcançar o retorno planejado.
Sem falar que o inbound marketing é mais acessível dos que as demais modalidades de divulgação disponíveis no mercado e não requer um alto investimento inicial, sendo um grande aliado das pequenas e médias empresas.
No artigo de hoje, mostramos como o inbound marketing pode melhorar o ROI do seu negócio. Aproveite e veja também em nosso blog o post que explica como o inbound marketing pode ajudar a sua empresa a vender mais.