Todos sabem que a captação de leads é um dos principais objetivos das campanhas de marketing online. Criar plataformas para que esse público específico se cadastre, por exemplo, é uma das primeiras ações rumo ao engajamento. Porém, é claro que conseguir imensas listas de e-mails e nomes não basta. Precisamos saber o que fazer com eles!
Afinal, como lidar com os leads que você gerou? Como fazer com que se convertam em retorno palpável, em clientes e vendas? Esse processo pode ser chamado de Nutrição de Leads. A verdade é que uma grande parte deles não vira cliente, porque muitas vezes não sabemos contatá-los direito. Veja a seguir como tratar esses contatos adequadamente!
Estreite a relação com o lead com marketing online
Em qualquer campanha de marketing online você terá que construir e fortalecer sua relação com os leads. Deve-se manter seu interesse pelo serviço ou produto que você oferece. Inclusive, e em boa parte do tempo, quando eles não estão em momentos e ambientes para compra.
Por meio de processos bem sedimentados de aprimoramento das relações, sua autoridade e confiança vão aumentando perante o público. Este, cada vez mais, priorizará o investimento em empresas com as quais já houve boas experiências. Ainda que essas tenham sido, até então, somente mensagens trocadas.
Utilize as ferramentas certas e gere mais vendas
Existem muitos recursos que podem ser usados, no marketing online, para a sua automação. Nutrir os seus leads é uma ferramenta e tanto para gerar e vendas e acelerá-las. Afinal, você estará fundindo os dados conseguidos pela captação de leads com conteúdo personalizado, conforme o gosto deles.
Isso automatiza os processos e faz com que você não seja esquecido. Uma excelente opção para isso é a contratação de ferramentas que nutrirão esse público. O Hubspot é uma delas! Uma agência de marketing digital poderá fazer isso por você com total eficiência. Uma boa agência saberá tirar o máximo proveito dessas ferramentas.
Alinhe o marketing às vendas durante o processo
OK, você “alimentou” seus leads e eles deverão se converter em vendas de verdade. O marketing online cumpriu sua tarefa no pré-venda. Conteúdo foi criado, a divulgação foi feita estrategicamente e a nutrição de seu público foi bem planejada. Feita essa parte do processo, a utilidade do marketing está longe de terminar.
Não basta você executar todo esse plano bem estruturado e firme. Você converteu muitas pessoas em leads e esses viraram vendas concretas. Mas o setor de vendas precisa estar na mesma página de todo esse planejamento. Só assim, efetivamente, o processo todo culminará nas vendas. Caso contrário, todo o esforço pode ir por água abaixo.
Compartilhe seu objetivo entre todos seus setores
Você tem um objetivo bem traçado, desde o começo da campanha, não é mesmo? As ferramentas de marketing serão responsáveis pelo alcance dessas metas, tendo em mãos tanto conhecimento de público e mercado. Então, é essencial que o time de vendas utilize suas forças para fazer a parte dele. Cujos objetivos precisam estar alinhados à meta inicial.
O fato é que muitos negócios ainda têm esses dois setores totalmente desvinculados um do outro. Portanto, não se esqueça: deixá-los alinhados vai influenciar completamente no desenvolvimento e nos lucros de sua empresa.
Podemos perceber que as ferramentas e esforços do marketing online não precisam somente ser os melhores. A campanha e suas ações devem ser feitas com muito planejamento e qualidade. Mas de nada adianta se não houver alinhamento de objetivos entre o marketing e vendas. Assim o processo tem condições de ser bem-sucedido!
Esperamos ter ajudado você e a sua empresa a aplicar da melhor forma possível suas ações de marketing. Para ficar por dentro de outros conteúdos úteis como esse, siga a nossa página no Facebook.