Os 10 mandamentos do empreendedor de sucesso

Compartilhar

Ser um empreendedor de sucesso não é simples, mas com certeza existem algumas atitudes que podem ajudar muito nessa empreitada. Listamos aqui 10 que consideramos essenciais para um bom empresário.

Ficou interessado? Confira!

1– Jamais tirarás os olhos da concorrência

Para se ter sucesso no mundo empresarial, é essencial saber quem são seus concorrentes e ficar de olho no que fazem. Conhecer os preços, os produtos e as estratégias de promoção e divulgação são alguns dos conhecimentos essenciais sobre a concorrência.

2– Sempre aprenderás com os erros

Prever o futuro é impossível e, por mais que se tenha cuidado e cautela, erros podem ser cometidos. É importante, como um empreendedor de sucesso, não negá-los, reconhecendo as falhas cometidas e transformando-as em fontes de aprendizado.

3– Planejarás bem seus próximos passos

Reunir informações e traçar as estratégias é um processo que pode parecer longo e enfadonho, mas aumenta as chances de sucesso. Antes de investir ou modificar algo na empresa é importante planejar bem: pesquisar o mercado, observar o cliente, buscar cursos e materiais de capacitação, entre outras medidas.

4– Buscarás sempre a inovação

Fuja do senso comum! O empreendedor de sucesso procura sempre novas formas de surpreender o cliente. Seja com produtos e serviços melhores, seja com preços bons, seja com um atendimento de primeira. O que importa, no final das contas, é fazer com que seus clientes queiram voltar.

5– Não deixarás de lado o marketing

Lembre-se que às vezes aquilo que parece representar custo pode trazer aumento de receitas, se sustentando e ainda trazendo aumento nos lucros. Investir em estratégias de marketing é essencial para crescer e, com o marketing digital, se torna algo cada vez mais acessível.

goomark-2

6– Priorizarás os seus clientes

Para o consumidor de hoje, um bom atendimento é essencial. Deixar o cliente esperando, tratá-lo sem cordialidade e não fornecer as informações que ele pede são alguns dos erros que podem fazer com que eles deixem de comprar e não voltem mais.

7– Investirás na qualidade dos processos internos

É comum que os empresários priorizem aquilo que gera lucros imediatos, mas é igualmente essencial procurar sempre melhorar processos. Um bom sistema informatizado, técnicas para evitar desperdícios e para reduzir custos são algumas das formas de melhorar processos que vão ser sentidas no bolso e na qualidade do trabalho.

8– Investirás no seu diferencial

É importante conhecer as forças da sua empresa. Sua principal força é o atendimento? Ou são os preços? Ou ainda a qualidade dos materiais usados? Identifique aquilo que seu produto ou serviço se destaca e use para atrair e fidelizar seu público.

9– Saberás aproveitar oportunidades e tornarás um empreendedor de sucesso

É importante olhar para fora da empresa e reconhecer as oportunidades que o mercado oferece para ser um empreendedor de sucesso. Identifique que oportunidades tem mais a ver com sua empresa. São as vendas online? Ou então os eventos esportivos que o país vai receber? Já pesquisou sobre programas de fomento ou linhas de crédito? O importante é não ficar parado, vá atrás das oportunidades!

10– Serás um bom líder

Não seja somente um chefe, seja um líder. Para isso, é importante sempre ouvir seus funcionários. Saiba perceber quando demonstram necessidades e aproveite seu potencial. Você vai deixá-los mais satisfeitos e se surpreender com os conhecimentos e ideias que podem sair deles.

Já está seguindo todos os mandamentos do empreendedor de sucesso? Comece agora mesmo e não se esqueça que queremos ouvir você. Deixe em nossos comentários o que achou desse artigo e qual sua opinião sobre esse tema!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias