Como motivar minha equipe de vendas e fazê-los fechar mais negócios

Compartilhar

Ter uma equipe de vendas forte e motivada é essencial para que a empresa conquiste bons resultados, atraindo mais clientes e fidelizando o seu público. Porém, esse não é um trabalho simples. Vários pontos contribuem a favor da motivação da equipe de vendas, ao mesmo tempo em que algumas situações comuns na rotina comercial também acabam desgastando os profissionais.

Diante disso, os gestores precisam buscar o equilíbrio, potencializando o máximo possível os pontos que geram motivação e fazem com que a equipe de vendas feche mais negócios para sua companhia.

Se você está em busca de estratégias para fortalecer os seus colaboradores da área comercial, confira a seguir algumas dicas que irão te ajudar nesse processo.

Apresente os reais objetivos da empresa

O primeiro ponto para quem quer motivar a sua equipe de vendas e ajudá-la a conquistar melhores resultados tem a ver com o conhecimento dos reais objetivos da empresa. Sem essa troca de informações, fica quase que impossível para os profissionais descobrirem se o atual desempenho do time é de fato positivo e está de acordo com o que a companhia espera.

Ter metas bem definidas e um suporte dos gestores para traçar os caminhos a serem percorridos é essencial para que a equipe de vendas siga motivada a dar o melhor de si nas negociações com os clientes e prospects. Por exemplo, se a empresa espera alcançar 50 novos clientes nos próximos dois meses, o time comercial precisa pensar nas estratégias para conquistar esse resultado dentro do prazo. 

Mas, sem conhecer essa meta, os colaboradores irão seguir com o seu processo natural de trabalho e esse objetivo pode não ser alcançado. A situação fica ainda pior quando a equipe de vendas é cobrada por um trabalho que ela não tinha conhecimento e isso desmotiva e muito os profissionais.

equipe de vendas

Utilize o planejamento como aliado

Depois de saber quais são os reais objetivos da empresa, a equipe de vendas precisa ter um bom planejamento das ações para conseguir fechar mais negócios. Um trabalho desregrado e mal organizado também é outro fator que diminui a motivação dos colaboradores.

Disponibilizar ferramentas que ajudam a manter as atividades do setor planejadas e com um acompanhamento contínuo dos gestores são ótimas para engajar o time, pois além de ter suas tarefas e estratégias organizadas em um só lugar, o profissional saberá que o seu trabalho está sendo analisado e que é preciso se dedicar para ter destaque.

Marketing: um parceiro da equipe de vendas

Além dos pontos mencionados nos tópicos acima, há também uma outra forma muito eficaz de motivar a sua equipe de vendas, que é através da parceria com o time de marketing. Quando esses dois departamentos conversam e trabalham em conjunto, a captação de leads qualificados aumenta significativamente, pois as estratégias do marketing são projetadas de acordo com os objetivos comerciais da empresa.

Quando a companhia não conta com uma equipe completa de marketing em sua operação, a solução é contratar uma agência especializada que realizará todo o trabalho estratégico e ainda estabelecerá essa conexão com o seu time comercial.

Reunimos no artigo de hoje dicas de como motivar a sua equipe de vendas e fazer com que os seus colaboradores fechem mais negócios. Para continuar por dentro do assunto, veja também em nosso blog o post que apresenta 3 dicas de especialistas para melhorar as suas vendas.

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias