Você já ouviu falar que propaganda é a alma do negócio? Qualquer pessoa que trabalha com gestão de vendas sabe que, para alcançar o objetivo de vender mais e aumentar o faturamento, é necessário seguir esse ditado à risca. Investir em publicidade, inbound marketing e marketing de conteúdo são etapas essenciais para o crescimento de qualquer negócio.
E quando o seu negócio não apresenta mais resultados satisfatórios, apesar de todo esforço, tempo e dinheiro investidos? O retorno é insignificante mesmo com todo investimento, as campanhas não dão resultado e todo esforço parece ter sido em vão.
Quer saber os 10 pecados capitais da gestão de vendas que estão evitando que você tenha resultados melhores? Este texto vai lhe ajudar bastante. Aproveite a leitura!
1. Ter uma meta mal construída
A empresa precisa ter uma meta e objetivo menores. Você quer dobrar de tamanho? Quer crescer 10%? Qualquer meta que seja, ela deve ser atingível. Não ter uma meta é deixar seu negócio fadado à estagnação.
2. Perder o controle do funil de vendas
Os potenciais clientes que entraram em contato com você devem se tornar clientes, isto é o básico do funil de vendas. Ao controlar o seu funil de vendas diariamente ou semanalmente, você já pode construir a sua previsão de vendas.
3. Não afiar o time nas objeções
Na hora das objeções que a venda começa a tomar forma. Você precisa estar a postos para convencer o cliente de que ele precisa do seu produto, mesmo que ele argumente.
4. Não lembrar do check diário
O check diário é fundamental para manter o time focado. Visualizar o que foi feito no dia anterior e o plano do dia mantém o time motivado.
5. Esquecer-se do shadow
O shadow nada mais é do que acompanhar, participar. Faça reuniões, acompanhe presencialmente e dê o apoio necessário aos seus vendedores.
6. Gerenciar o time no produto inapropriadamente
O seu vendedor deve conhecer tão bem seu produto quanto você. Quanto mais ele conhecer o item, mais ele vai apresentar as vantagens ao cliente, e consequentemente vendê-lo.
7. Não dar feedback
Eventualmente, dê o feedback para o vendedor. O feedback é um processo construtivo. Não deve ser apenas uma ferramenta reativa, que se dá quando precisa, mas algo corriqueiro.
8. Não padronizar o modelo de vendas
Treine todos os vendedores para nunca depender apenas de um só. Padronize seu modelo de vendas. Gestão de vendas é ciência. Seu negócio jamais vai crescer se você depender apenas de um ou dois vendedores e não conseguir replicar este modelo de vendas.
9. Ignorar a tecnologia na gestão de vendas
Há muita tecnologia disponível no mercado. As ferramentas disponíveis no mercado devem ser utilizadas para ajudar sua empresa na gestão de vendas. Não as ignore, mas extraia o máximo possível delas em prol da produtividade.
10. Não recrutar ou formar
Você deve constantemente recrutar e formar novos talentos. Desta forma, você vai conseguir vender cada vez mais. É o melhor investimento que você pode fazer pela sua empresa.
Aplicar as estratégias de marketing digital na gestão de vendas é preciso para ver a sua empresa crescer, mas também saber onde você não deve errar de jeito nenhum também é essencial.
Gostou das nossas dicas? Em nosso blog, há várias postagens sobre marketing digital para você melhorar o desempenho da sua empresa. Confira este artigo sobre como liderar a sua empresa para o crescimento!