Os 7 maiores erros de e-commerce que podem atrapalhar suas vendas!

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O negócio de vendas pela internet é um dos que mais crescem em todo o mundo, assim como aumenta também o número de pessoas interessadas em ter seu próprio e-commerce. Mas saiba que não basta ter uma ideia e colocá-la no ar, pois seus produtos não se venderão sozinhos e os usuários não encontrarão sua loja simplesmente porque ela existe! É preciso tomar alguns cuidados para garantir o sucesso do seu empreendimento. Pensando nisso, criamos este artigo com algumas dicas valiosas para você evitar os sete maiores erros de e-commerce que podem atrapalhar suas vendas. Vamos lá?

Não investir em um site responsivo

O processo de venda no e-commerce começa com uma boa experiência de navegação para o usuário. Foi divulgada, de forma massiva, a alteração do algoritmo do Google em meados de abril deste ano. Essa mudança fez com que o principal motor de buscas do mundo passasse a priorizar em seu ranqueamento de páginas os sites que têm uma interface também voltada para a navegação em plataformas móveis, como smartphones e tablets.

Portanto, fique atento para esse detalhe — que é muito importante para a satisfação do cliente e, principalmente, para que sua marca não fique “escondida” na internet.

Não se lembrar da praticidade

Como já dissemos, a experiência de navegação é um ponto fundamental para o sucesso de um site de vendas pela internet. Assim, a plataforma escolhida para hospedar o seu portal, além de oferecer boas ferramentas de busca e de compra dos seus produtos ou serviços, deve estar configurada para que o visitante saiba tudo sobre o que você oferece.

Estude quais são as melhores soluções para o seu consumidor, providencie essas alterações no seu site e finalmente converta as visitas em compras de forma prática e cômoda. Um site confuso, com dificuldades no fornecimento das informações e com problemas no layout e na construção das páginas, pode colocar todo o seu esforço e trabalho a perder!

Não facilitar o pagamento

Esta dica poderia estar perfeitamente enquadrada no tópico anterior, mas merece atenção especial. Imagine que você tem um site bem construído, pratica de forma adequada todas as ações que ampliam a presença on-line da sua empresa e consegue atrair bastante tráfego de pessoas realmente interessadas em suas mercadorias — mas, no momento em que os clientes vão incluir seus dados para pagamento, encontram uma série de dificuldades.

Esse é um detalhe simples que pode jogar por terra todo o seu investimento de tempo e dinheiro. Dificultar o processo de pagamento pode fazer com que o potencial cliente simplesmente desista da compra porque foi obrigado a preencher por diversas vezes — e sem sucesso — os formulários com o número do cartão de crédito, por exemplo. Fique atento a essas situações!

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Não definir seu público-alvo

Um dos maiores erros de e-commerce é não definir qual é o nicho de mercado e qual é o público-alvo do seu negócio. Buscar as pessoas erradas no intuito de gerar tráfego e leads pode ser inútil, pois, a maioria dessas pessoas não terá interesse real nos seus produtos ou serviços.

Uma boa estratégia para acertar nos leads é a definição de personas, ou seja, perfis de pessoas interessadas em adquirir aquilo que você oferta. Dessa forma, você saberá para qual público você trabalhará e para quem suas publicações e campanhas devem ser voltadas.

Não ter um blog

Muitos empreendedores não entendem a importância de um blog com conteúdo relevante para seus clientes em sua estratégia de vendas on-line. E aí é que começa um bom funil de vendas. Estratégias de otimização de busca (SEO) e conteúdos interessantes tendem a aumentar o tráfego da sua página, que é feito para que seus possíveis clientes saibam mais sobre sua marca e suas mercadorias com a ajuda de buscas orgânicas.

Outra maneira de aumentar o número de acessos em seu blog é fazer uma boa divulgação nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn. Uma boa dica para atrair o público é usar um teaser, ou seja, mostrar uma parte do seu conteúdo de forma a despertar a curiosidade do leitor, fazendo com que ele acesse o blog para ler o restante. Além de aumentar o tráfego da página, essa estratégia ajuda na indexação de suas publicações nos motores de busca.

Não oferecer “iscas digitais”

O funil de vendas, de modo geral, funciona como um filtro que seleciona pessoas realmente interessadas em comprar seus produtos ou serviços — contrariando o que muitos empreendedores acreditam: que suas mercadorias se vendem sozinhas. O fato é que um bom funil de vendas se inicia com uma boa landing page.

Landing pages (ou páginas de captura) são os espaços onde os usuários deixam seu e-mail ou outro tipo de contato para que uma conversa sobre o seu conteúdo seja iniciada. Essa estratégia pode ser muito eficiente e, para conseguir que o usuário se cadastre em seu site, é interessante usar o que chamamos de “isca digital”.

As “iscas digitais” são como presentes oferecidos aos internautas — como um e-book ou um vídeo com conteúdo relevante para eles — em troca do contato do potencial cliente. Essa é uma ótima maneira de conseguir o contato de usuários que, futuramente, podem se tornar clientes de seu negócio.

Não planejar a estratégia de logística

O erro de e-commerce que pode até passar desapercebido por alguns, em função da compra já ter sido realizada, é um esquema de entregas mal elaborado. Quando o cliente não consegue rastrear as mercadorias adquiridas ou não tem ideia de quando o produto chegará até sua residência, ele pode nunca mais voltar a fazer negócio com você e ainda postar comentários indesejados nas redes sociais — o que é péssimo para a sua marca. Dessa forma, fique atento às soluções logísticas que garantem a agilidade, o cuidado com as mercadorias e a divulgação de informações para deixar seus compradores satisfeitos.

E então, você tem cometido algum dos maiores erros de e-commerce no seu negócio? O que você fez para corrigi-lo? Conte para nós na seção de comentários! Aproveite para conhecer nosso trabalho e ver como podemos ajudá-lo a atrair leads e convertê-los em clientes!

 

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