Captação de clientes: pense como seu cliente e otimize seus resultados

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A captação de clientes é um processo que exige planejamento e uma boa execução. Ao utilizar os recursos certos, é possível gerar leads, criar oportunidades e aumentar as chances de conversão.

Para que isso seja viável, é recomendado pensar como o seu comprador. Colocar-se na posição de consumidor é um jeito de identificar padrões de comportamento e até de decifrar o que leva, enfim, à tomada de decisão.

Na sequência, veja como pensar como o indivíduo de interesse e melhore a sua captação de clientes.

Trace um perfil completo do consumidor

Só é possível ter a mente semelhante a de alguém ao entender quem é a outra pessoa, certo? Portanto, é essencial elaborar um bom perfil para o seu cliente. É recomendável criar um consumidor ideal ou, melhor ainda, usar os dados já existentes.

Depois de traçar um perfil, faça um brainstorming com as dores, frustrações e problemas. Você conseguirá identificar, por exemplo, se o seu cliente já teve uma experiência negativa antes ou que tipo de situação ele deseja resolver.

Entenda qual é o valor agregado do seu produto ou serviço

Em seguida, é o momento de olhar para a sua empresa. A intenção é reconhecer como o seu portfólio é capaz de ajudar o perfil traçado, pois é isso que leva à decisão de compra.

Pense, por exemplo, em uma desenvolvedora de um software. Se os serviços não ajudam na resolução de problemas específicos dos empreendimentos, os gestores não escolherão a marca. Por outro lado, um sistema que tem todas as funcionalidades desejadas tem grande valor agregado.

Entenda, então, como a sua oferta se posiciona para a pessoa de interesse e quais benefícios estão presentes. Desse jeito, é mais fácil compreender quais são os mecanismos que ativam a captação de clientes.

captação de clientes

Utilize o funil de vendas para a identificação

Outro ponto para pensar como seus consumidores consiste em perceber que nem todo mundo está pronto para a compra. Muitos estão na fase de descoberta do problema, enquanto outros estão à procura das melhores soluções.

Para saber como agir em cada caso, é essencial usar o funil de vendas. Ele ajuda na captação de clientes porque direciona os esforços. Assim, quem está preparado para a compra, recebe a abordagem. Quem ainda está aprendendo, é nutrido da forma certa.

Entender isso é importante para oferecer uma boa experiência e garantir que as pessoas não se sintam pressionadas a converter.

Pratique a empatia para melhorar a captação de clientes

Ao considerar todos esses aspectos, você tem as características práticas sobre os consumidores. Dá para saber quem são eles, o que desejam e como o negócio os ajuda. No entanto, é preciso ir além.

O recomendado é executar a empatia e, de fato, colocar-se no lugar de quem compra. No caso do e-commerce, entre no site e veja se o carregamento é fácil, se a aquisição acontece de forma intuitiva ou se existe algum problema.

Veja as redes sociais da empresa e pense se isso o atrairia para a conversão ou para se engajar com a marca. Avalie a qualidade das ofertas, os preços e tudo o que estiver envolvido. Ao viver essa experiência com a mentalidade do consumidor ideal, você saberá o que deve ser melhorado e conseguirá fazer as alterações adequadas.

A captação de clientes é um processo essencial para o crescimento e é favorecida quando você se coloca no lugar do consumidor. Com essas dicas, é possível viver a experiência de forma imersiva e fazer as adaptações necessárias.

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