O que é a automação de Marketing?

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Você já percebeu como a troca de informações entre empresas e clientes melhorou muito? Não é preciso esperar dias por uma resposta, basta deixar seu e-mail e você passa a receber uma série de mensagens que o ajudam a tomar melhores decisões. Essa inovação só é possível com a ajuda da automação de marketing, um recurso que não pode faltar para aquelas empresas que desejam ampliar o número de clientes e superar suas metas de vendas.

Mas, afinal, o que é automação de marketing? Como ela pode ajudar sua empresa a se sair ainda melhor nas vendas? É o que nós vamos conferir agora mesmo!

Automação de marketing: o que é?

Muitas pessoas acreditam que automação de marketing é apenas uma ferramenta de disparo automático de e-mails, contudo, existe muito mais por trás dessa estratégia. A automação de marketing é uma forma de conhecer as necessidades dos seus clientes e entender em qual estágio do funil de compras ele está, a fim de personalizar a comunicação da sua empresa com ele e com isso oferecer soluções mais adequadas ao que ele precisa.

Entenda como funciona a automação de marketing

Imagine que um visitante entra no site da sua empresa e fornece seu e-mail pessoal para receber uma newsletter semanal com as principais notícias do seu setor. Neste momento, esse visitante se tornou um lead, ou seja, um potencial cliente. Ele está lá no topo do seu funil de vendas e precisa de mais informações para entender uma necessidade ou problema que vem enfrentando.

Quando você recebe essa informação de contato, dá início ao seu fluxo de nutrição de leads, que é uma sequência lógica de conteúdos de alta qualidade que vão ajudar seu cliente a elucidar o problema que ele tem. Conforme ele interage com suas mensagens, deixa um rastro de conteúdos mais acessados, demonstrando no que está realmente interessado. Então você usa essas informações para enviar conteúdos ainda mais personalizados, na medida exata para que esse lead defina qual é a solução que ele precisa.

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Essa interação entre lead e conteúdo vai ensinando-o sobre as opções de solução que ele tem, deixando-o mais seguro para uma compra. Sendo assim, ele vai passando pelo seu funil de vendas até que esteja na parte mais estreita, que é o momento da conversão, ou venda.

Sem o auxílio da automação de marketing todo esse trabalho teria que ser feito manualmente, estando sujeito a erros, falhas e demora na comunicação. Entretanto, com a automação de maketing você faz tudo isso de maneira automática, programando seu software de automação de marketing para que tome as decisões de conteúdo e faça os envios sem a necessidade de intervenção humana.

Por que você deve investir em automação de marketing

Se o número de clientes da sua empresa ainda é pequeno, talvez haja dúvida em investir em uma ferramenta de automação de marketing. Contudo, sem esse auxílio, você não conseguirá aumentar seu número de clientes de maneira consistente para alavancar as vendas. Mas não é só para a escalabilidade de clientes que a automação de marketing contribui. Veja outras vantagens:

Segmentação: com uma ferramenta de automação de marketing você pode segmentar sua base de leads e com isso desenvolver uma conversa particular com cada um deles, abordando suas necessidades de maneira única.

Comportamento do cliente: com os dados coletados pela ferramenta de automação de marketing você tem um panorama completo do comportamento dos seus clientes, podendo enviar a mensagem certa no momento mais propício para fechar a venda.

Qualificação de leads: a automação de marketing é fundamental para preparar seus leads para a compra, deixando-os bem informados sobre seus produtos e serviços num curto espaço de tempo, o que contribui para reduzir seu ciclo de vendas.

Relacionamento: a automação de marketing é uma ótima ferramenta para manter o relacionamento com seus clientes aceso, deixando-os mais próximos da sua marca e mais propensos a fazer novas compras.

Aumento do ticket médio: pessoas bem informadas estão mais dispostas a gastar valores maiores para obter soluções mais completas, o que garante um maior ticket médio para sua empresa.

Redução do custo de aquisição de clientes (CAC): com uma comunicação mais eficiente, você reduz o custo de manutenção da sua base de leads e garante maior assertividade na hora da conversão.

Existem diversas ferramentas de automação de marketing no mercado, como o RD Station e o Hubspot, ambos líderes de mercado nesse segmento. Se você gostou desse post e quer se aprofundar ainda mais no tema, não deixe de seguir nossa página no Facebook, publicamos conteúdos inéditos todos os dias para que você possa melhorar a performance da sua empresa e vender ainda mais!

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