Mesmo depois de anos no mercado, muitas pequenas e médias empresas permanecem no anonimato para o público geral e essa situação pode prejudicar significativamente as vendas, ameaçando sua sobrevivência. O surgimento de outros tantos concorrentes a cada ano também pode agravar ainda mais essa sobrevida da sua PME.
Se você acredita que esse é o seu caso, vai gostar de saber que esse artigo traz dicas sobre como aumentar o conhecimento da sua marca e investir em marketing de conteúdo. Confira logo abaixo e descubra como realizar essa estratégia e valorizar a sua marca no mercado!
Primeiramente: o que é marca?
Marca é a imagem que você passa para o público (que envolve características como simpatia, ética, qualidade etc). Mas somente conhecer esse conceito não lhe ajuda a mudar a situação da marca da sua PME. A verdadeira questão é entender como você está construindo esta imagem e nessa hora, tudo o que é feito na sua empresa conta. TUDO mesmo. Até mesmo o cafezinho que você deixa no balcão ou na sala de espera está dizendo algo sobre a sua empresa.
Já tinha pensado em como cada detalhe pode ser importante nesta hora? Pense de novo. E vá além: o que você tem para comunicar de relevante para o seu público? Falaremos disso em seguida.
Transforme quem sua empresa é em conteúdo
Saber as qualidades da sua empresa e o que você pode mostrar ao público, como sugerido anteriormente, é importante para estabelecer uma conversa com ele.
Pense em uma fábrica de biscoitos. Certamente ela passa por um controle de qualidade antes de chegar às prateleiras do supermercado, não é mesmo? Que tal contar como são esses processos? Isso deixa o consumidor mais seguro e agrega valor à sua marca. Mas onde vou contar essa história?
Dentre as várias formas de construir a marca da sua PME, uma das mais importantes é a estratégia de marketing digital. Para isso, saber conciliar seu conteúdo “nativo” (o que sua empresa tem a dizer) com as necessidades do seu público é fundamental. Entender onde ele está, como se comporta (não apenas no ambiente online), o que consome e do que ele gosta é um desafio. Mas vale muito a pena.
Após a realização desse estudo sempre surgem muitas ideias e oportunidades de negócio para a sua empresa. Portanto, se inspire nos seus próprios clientes para criar conteúdo com a linguagem certa e propague isso em seus meios de comunicação com eles – blog, redes sociais e site.
Divulgue para um público segmentado
Uma forma de aumentar o conhecimento de marca da sua PME na internet é direcionar campanhas para redes sociais e canais parceiros do Google. E você pode fazer isso com uma postagem em um blog.
Para explicar melhor, vamos utilizar o exemplo de uma loja de roupas feminina: Após o estudo da marca e do público, Ana entendeu que tinha uma grande procura por saias entre as mulheres da região devido à chegada do verão. Desta forma, analisou o seu estoque e percebeu que podia atender a demanda de saias de mulheres entre 18 e 26 anos e ainda colocar em prática o conhecimento que adquiriu na sua faculdade em moda criando uma postagem em seu blog. Estudou então looks e composições nos quais as mulheres podiam apostar e preparou o material que continha um link para o seu site, onde estavam hospedadas as imagens das saias que ela tinha.
Uma das estratégias de divulgação utilizadas para atingir esse público foi criar uma campanha no Facebook, divulgando a postagem em seu blog. Com isso, ela segmentou os anúncios por região, idade, gênero e interesses em moda. Fez a mesma coisa no Google, selecionando sites de moda e utilizando palavras-chave para aparecer também na rede de pesquisa do Google. Em poucas horas, ela já começava a ver o resultado de sua campanha: muitas visitas no blog!
Ao escolher fazer uma postagem sobre saias, e não simplesmente um anúncio, Ana trouxe mais relevância ao conteúdo que ela estava oferecendo ao seu público. Na rede de display do Google, ela usou um anúncio como isca para o post e entregou algo de valor ao cliente em potencial.
Ana sabe que seu público adora uma dica de moda e gosta de compartilhar essas dicas com os amigos. Ponto positivo! Conteúdo interessante gera conversas interessantes e publicidade orgânica (o famoso “boca a boca”).
E então, o que aprendemos com isso?
O marketing de conteúdo tem sido considerado uma boa estratégia para as PMEs, especialmente pela relevância que ele traz. Construir uma marca baseada em princípios e credibilidade gastando relativamente pouco e valorizando o que você tem para contar, é um passo para o sucesso.
No entanto, é sempre bom lembrar que, mesmo em um mundo conectado, ainda estabelecemos relações offline. Os princípios éticos da sua empresa devem estar presentes em todos os lugares, principalmente no atendimento. O que o consumidor vê no ambiente online deve ser comprovado quando ele comprar o seu produto.
Se monitorar tudo isso ficar muito difícil, vale pedir ajuda a profissionais da área. Eles vão saber transformar o conhecimento da empresa em uma linguagem que seu público entenda de uma forma bem atrativa.
Você já investe em marketing digital? Gostaria de contar quais os desafios que a marca da sua PME enfrenta? Compartilhe suas experiências com a gente! Se quiser receber mais conteúdos educativos como este, assine nossa newsletter! É de graça e nós vamos adorar!