Para que o negócio tenha novas oportunidades e consiga gerar mais vendas, é fundamental pensar em estratégias adequadas de divulgação. O marketing aumenta o reconhecimento de marca, expande o alcance e permite que o negócio alce novos voos.
Contudo, nem todo mecanismo funciona. Dependendo de diversos fatores do empreendimento, é recomendado recorrer a abordagens específicas. Ao reconhecer quais são os adequados, é possível obter os melhores resultados.
Em nosso texto, veja como encontrar quais são os meios de divulgação ideais para a sua empresa e saiba tudo.
Conheça quais são os objetivos de atuação
Para começar, é fundamental entender qual a meta da divulgação. Se a ideia é consolidar uma posição de mercado, por exemplo, é preciso direcionar a comunicação para quem ainda não tem tanta certeza sobre o papel da marca. Já quando o objetivo é melhorar as vendas ou o alcance, é fundamental pensar em oportunidades de maior exposição.
Se o negócio quer vender mais, por exemplo, ele pode escolher a propaganda na televisão para a audiência de interesse. Quando se trata de uma PME, por outro lado, vale a pena recorrer ao ambiente digital, por meio das ações de marketing.
Pense no orçamento dos meios de divulgação
Inclusive, isso está diretamente relacionado à disponibilidade de orçamento. Basicamente, os meios são cobrados de acordo com a exposição e uma audiência ampla, muitas vezes, custa mais caro.
Colocar um outdoor na via de maior movimento da cidade por uma semana, por exemplo, pode ter o mesmo custo de algumas semanas de divulgação digital. Um investimento no horário nobre da TV, então, compromete todos os recursos.
Portanto, tome cuidado para dimensionar quanto será gasto para que a empresa não fique com problemas financeiros.
Considere quem é o público de interesse
Os meios de divulgação estão diretamente ligados ao público que é atingido. Divulgar a marca em um ambiente tradicionalmente “frequentado” por jovens, por exemplo, não será útil para a empresa que deseja atingir grandes gerentes corporativos — e vice-versa.
Com isso, por melhor que seja uma possibilidade, ela pode não ser a mais atraente para o seu mercado ou nicho. O ideal é reconhecer onde as pessoas de interesse estão, o que elas esperam e como se comportam. Dessa forma, fica fácil agir para obter um excelente desempenho.
Avalie o retorno de investimento
Tão relevante quanto pensar no custo dos meios de divulgação, é importante avaliar qual é o retorno sobre investimento (ROI). Ou seja, dependendo da relação dos lucros e dos gastos, uma alternativa será mais atraente que a outra.
De maneira direta, uma propaganda na TV tem o potencial para trazer um volume muito maior de vendas. Contudo, os gastos também são elevados. Na comparação, investir no marketing digital sai mais em conta e pode gerar resultados otimizados em relação ao ROI.
Mesmo dentro do ambiente digital, veja quais estratégias têm melhor potencial, como a realização de links patrocinados ou a presença nas redes sociais. Dessa maneira, a decisão se torna menos complexa.
Ao seguir essas orientações, fica fácil definir quais são os meios de divulgação ideais para a sua empresa. Com uma estratégia bem estruturada, o resultado vem na forma de excelente desempenho e diferenciação de mercado.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre qual meio de divulgação deveria escolher, deixe nos comentários e aproveite para participar do blog!