A mudança no comportamento do consumidor também incentivou a transformação na comunicação das empresas. Agora, é necessário alcançar o público de outra maneira, em vez de apenas criar experiências interruptivas. Entre as alternativas, o inbound marketing se destaca.
Também chamado de marketing de atração, ajuda a gerar mais resultados com menos custos, o que reforça o retorno. A aplicação correta, inclusive, auxilia aumentar vendas e amplia o reconhecimento da marca no mercado.
Na sequência, descubra como funciona o inbound marketing e entenda quais são as suas principais características!
O reconhecimento da jornada do cliente é o primeiro passo
Um dos motivos que tornam essa alternativa mais interessante é que ela direciona os esforços para quem tem interesse ou apresenta chances de se tornar cliente. Em vez de tentar alcançar o maior volume possível de pessoas, a ideia é atrair quem realmente pode aproveitar, de alguma forma, a solução do negócio.
Para tanto, há um entendimento sobre a jornada de compra e decisão do consumidor. A intenção é reconhecer características como dores, interesses e motivações. Também busca compreender o comportamento quanto à tomada de decisão, de modo a entender quais são as fases.
A aplicação do funil de marketing divide a atuação em etapas
E, por falar em fases, é impossível não citar o funil de marketing. Ele serve para dividir o relacionamento com o cliente em etapas, de acordo com o interesse e a propensão em realizar a compra. Ele costuma ser dividido em três fases principais (topo, meio e fundo) e, também, em quatro fases. São elas:
- atração e descoberta: nesse primeiro contato, as pessoas começam a entender uma situação e podem reconhecer que têm um problema ou uma necessidade. Nesse momento, o visitante de um site é apenas um usuário;
- reconhecimento e conversão: depois de se convencer que precisa saber mais sobre um assunto, a pessoa passa a buscar mais informações e ajuda. É quando um visitante se transforma em lead, como ao dar o e-mail para baixar um material;
- consideração e venda: após se aprofundar sobre o problema, a pessoa passa a considerar quais são as alternativas que podem ajudá-la a resolver a questão. Com o inbound, a empresa se destaca entre as opções, o que leva à venda. Nessa fase, o lead passou para o status de cliente e
- relacionamento e fidelização: depois que a venda é realidade, o inbound ainda atua para manter a pessoa por perto, engajada com a marca e com o relacionamento. Isso faz com que haja um contato aproximado e o cliente se transforma em fidelizado e até defensor de marca.
A mensuração de resultados otimiza o inbound marketing
Depois de passar por todos esses pontos, a estratégia de comunicação envolve o acompanhamento de performance. Os resultados do inbound marketing devem ser medidos com base em indicadores-chave de performance.
Com os números em mãos, é possível conferir se os objetivos do planejamento foram alcançados ou quais estratégias precisam ser alteradas. Dessa forma, ele permanece capaz de gerar impactos positivos.
O inbound marketing funciona com base na atração de interessados, com um trabalho de nutrição até a conversão. Eficiente, mais barato e em pleno crescimento, é um caminho ideal para empresas de todos os tamanhos e segmentos!
Se quiser colocar tudo isso em prática, veja 4 ações de marketing de atração para aproveitar!