Inbound Marketing é um termo que começou a aparecer no vocabulário e nas reuniões de comunicação recentemente. Ele representa uma nova forma de estabelecer um diálogo com o consumidor. Ao contrário do marketing tradicional, que interrompe o fluxo de comunicação e se impõe às pessoas, o Inbound faz parte da conversa. Ele é um conjunto de estratégias que foca, principalmente, no relacionamento e na visita voluntária ao site da marca.
Para te ajudar a implementar essa nova forma de se comunicar à sua estratégia, leia este texto até o final. Vamos provar que o Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa a ter mais vendas.
Como funciona o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é baseado em quatro etapas diferentes da comunicação e das vendas:
- Atração, quando o usuário se interessa pelo conteúdo pela primeira vez;
- Conversão, quando ele executa a ação que você indicou durante a fase de atração;
- Venda, a compra de fato do seu produto ou a fidelização do cliente;
- Monitoramento, que fornece informações para que você consiga melhorar suas táticas.
Para cada uma dessas fases são empregadas estratégias diferentes. Mas o que reúne todas elas é a produção de conteúdo original, com qualidade e segmentados para cada etapa diferente.
Como essa estratégia pode gerar leads?
À medida que o usuário for passando entre as etapas diferentes, ele está mais qualificado e educado sobre a relevância da sua marca. Naturalmente, eles deverão ser abordados de formas diferentes. Mas com o uso correto de ferramentas para cadastro, é possível munir a equipe de vendas com nomes e contatos para que possam prospectá-los ativamente.
Cadastrar essas pessoas e entender o seu comportamento poupa tempo dos vendedores. Tanto no que se refere à busca por potenciais clientes e aumento da carteira de clientes, quanto à argumentação de venda, uma vez que cada um desses leads já terá um contato anterior com o conteúdo da marca e a conversa já começará mais avançada.
Como o Inbound pode te ensinar a entender o público?
A resposta para essa pergunta está diretamente ligada à quarta etapa de vendas, o monitoramento. Ele existe para entender o comportamento das pessoas que consomem o seu conteúdo. Por meio de diversas ferramentas é possível entender quais são os tópicos que interessam mais as pessoas, quais são as principais dúvidas delas e o que você pode fazer para conquistá-las.
A partir de todas essas informações você poderá amadurecer a sua estratégia. Seja para evoluir o que já está fazendo, ou para corrigir a rota a tempo de manter os resultados positivos. Não apenas na internet, mas também nas suas atividades off-line.
Como é possível fidelizar por meio do conteúdo?
A grande vantagem do Inbound Marketing está no poder que o conteúdo original tem. Quando os clientes têm suas dúvidas respondidas por você, ele passa a enxergá-lo como uma autoridade no assunto. Sempre que surgirem outros questionamentos parecidos, eles recorrerão à sua marca para isso.
Por isso, quando usado corretamente, o Inbound Marketing tem um grande poder de fidelizar os seus clientes. O segredo é saber entender quais são as suas necessidades e criar formas diferentes de saciá-las.
O Inbound Marketing é um segmento do marketing digital que já está consolidado no mercado, apesar da sua pouca idade. É preciso entender o seu poder para conquistar novos clientes, entendê-los e torná-los fiéis ao seu negócio. Acima de tudo, essa é uma estratégia de médio e longo prazo. E como tal, deve ser incorporada e associada a outras estratégias de curto prazo e entendida como uma forma de manutenção da sua comunicação.
Se você ficou com alguma dúvida sobre Inbound Marketing, comente aqui embaixo e iremos ajudá-lo com todo prazer.