Planejar e executar uma estratégia de marketing tem, entre outros objetivos, o propósito de aumentar as vendas do negócio. Por meio da divulgação e das ofertas, mais clientes são atraídos e passam a conhecer a empresa.
Contudo, uma média de apenas 3% das pessoas que chegam ao seu site estão dispostas a comprar imediatamente. É preciso trabalhar os 97% restantes, o que leva ao foco na geração de leads. Com a nutrição adequada, eles podem ser convertidos em clientes.
Mas, afinal, como criar boas oportunidades? Continue a ler o post e descubra como uma campanha direcionada favorece a geração de leads.
A escolha de um nicho faz parte da elaboração da abordagem
Toda ação de marketing tem que ser pensada com cuidado, de modo a favorecer os investimentos. Quando o interesse é a geração de leads, isso não é diferente. Há, então, uma seleção de objetivos e estratégias que serão utilizadas.
Para obter efeitos diferenciados, o direcionamento se manifesta pela escolha de um nicho. Atuar em uma área específica faz com que o tráfego será mais direcionado e, portanto, com maior potencial para as compras. Apesar de o número de oportunidades ser um pouco menor, elas terão probabilidades elevadas de conversão, o que favorece os resultados.
A seleção de técnicas para gerar leads se baseia nas necessidades
Outra grande vantagem de implementar uma campanha robusta é que ela é desenhada de acordo com as exigências, possibilidades e expectativas do negócio. Se a empresa já tem uma estratégia adequada de marketing digital, por exemplo, poderá investir em recursos avançados, como o marketing de conteúdo e o inbound, em geral.
Se o empreendimento ainda dá os primeiros passos, serão definidas abordagens práticas e iniciais, como a criação do site e a construção do posicionamento no meio digital. Ou seja, a abordagem não segue uma fórmula pronta e, em vez disso, atende às características específicas de cada empresa.
O acompanhamento de métricas permite adaptações na atuação
Uma atuação bem direcionada não foca apenas na execução das estratégias. Ela também visa a observar quais são os resultados obtidos na geração de leads e o que é possível realizar para ter mais sucesso na tarefa.
Com a definição de métricas relevantes e o acompanhamento consistente dessas informações, dá para ter maior certeza sobre o que fazer e como agir para solucionar gargalos e aproveitar o máximo potencial.
Isso não acontece com uma campanha pouco estruturada, já que as métricas não são estabelecidas como deveriam e nem trazem as informações necessárias para consolidar efeitos melhores.
O foco no relacionamento com os leads favorece os resultados
Tão importante quanto gerar leads é saber nutri-los, acompanhá-los no processo e conduzi-los até a compra. Com a adoção do funil de vendas, por exemplo, as oportunidades só passarão para o próximo nível se tiverem as informações necessárias para que se aproximem da conversão. É justamente para isso que serve o relacionamento.
Até os leads que se transformam em clientes são acompanhados por uma campanha robusta e muito estratégica. É algo que melhora o posicionamento de marca, diferencia o negócio e ainda contribui para a fidelização. Há, então, um ciclo virtuoso na geração e no aproveitamento de oportunidades.
Uma campanha direcionada é essencial para obter e melhorar os resultados de leads. Com a escolha de um time capacitado, como de uma agência especialista, os efeitos serão ainda melhores.
Nos comentários, diga se você tem dúvidas ou dificuldades nesse sentido. Participe!