Qualquer tipo de investimento envolve um planejamento adequado, projeções acertadas, um capital estabelecido e, talvez o mais importante para a maioria dos investidores, qual o retorno esperado. Quando falamos de marketing estamos falando também de um investimento e não de um gasto. Quando uma empresa cria um plano de marketing adequado, entende as necessidades do cliente e cria estratégias e tática que dão resultado, o retorno sempre é positivo. Mas, afinal, como saber qual será o custo com marketing que o seu negócio terá? Confira algumas técnicas que vão ajudar nesse cálculo!
Planejamento é tudo
Planejar é traçar com antecedência custos e gastos que incidirão sobre o negócio durante um certo espaço de tempo. Ao planejar, você cria uma dependência menor do recurso de terceiros e consegue tomar decisões estratégicas com mais calma. Quando tratamos de um plano de marketing, adicionamos alguns elementos à mistura que são importantes para os resultados. No planejamento analisamos como vamos vender, atender, receber e enviar o produto para o cliente, adicionando o marketing, trazemos os objetivos e problemas de marketing, e estratégias e táticas para a resolução desses problemas. Adequar o que queremos a como vamos fazer e quanto podemos gastar é o segredo para o sucesso do marketing da sua empresa.
Saiba com o que gastar
Ao montar o planejamento é possível ter uma visão clara de quais serão os custos do plano de marketing. Mas mesmo dentro de um estudo minucioso alguns cuidados podem ser tomados para garantir que o seu gasto seja condizente com o seu orçamento. Por exemplo, se você tem uma estrutura para impressão que pode suprir a necessidade de terceiros para esse tipo de serviço, por que não usá-lo? Já é uma excelente oportunidade de redução de custos! Analisando o que você já tem de estrutura e mão de obra ajuda a gastar o seu orçamento disponível da forma mais vantajosa para a empresa e para o plano de marketing.
A importância do ROI – Retorno sobre investimento
Agora que já montamos a estratégia e direcionamos o investimento para os lugares certos, chegou a hora de medir o nosso retorno! O ROI — ou retorno sobre investimento — é a relação simples entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido como resultado de um investimento. Simplificando, é o quanto você ganhou frente a quanto foi gasto.
Quanto tratamos de marketing, adicionamos uma letra a sigla para facilitar. O ROMI, ou return on marketing investment, é o cálculo dos ganhos da empresa vs. o investimento feito apenas em marketing. Assim é possível ter mais conhecimento sobre como o time de marketing e a estratégia estão afetando o seu negócio e otimizar os custos.
É importante realizar o cálculo do ROI — e do ROMI —, pois assim é possível realizar a avaliação do desempenho do investimento, o que torna mais fácil entender o que está dando certo ou não dentro da empresa. Esse conhecimento é uma ferramente muito importante para os gestores tomarem boas decisões.
Utilizando esses processos é possível conhecer melhor o que você pretende com o marketing dentro da sua empresa, e também fazer uma projeção de custos e entradas. Fica muito mais fácil entender o processo e gerar expectativas positivas!
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