Quando se fala em marketing digital, o Google sempre é lembrado como uma ferramenta estratégica importante dessa área. E não é para menos: o buscador é hoje o site mais acessado no mundo e suas pesquisas correspondem a mais de 90% de todas da internet.
Com tamanha importância no universo digital, a empresa tem um faturamento anual de mais de 20 bilhões de dólares e a maior parte desse dinheiro provém da publicidade relacionada ao seu sistema de busca – que é uma das maneiras mais eficientes de conectar as empresas a seus clientes no ambiente digital.
Ficou interessado? Aprenda agora como anunciar no Google e aumentar suas vendas de maneira mais eficiente!
Resultados orgânicos e patrocinados no Google
Quando realizamos uma pesquisa no Google, o buscador identifica as palavras-chave digitadas pelo usuário e apresenta dois tipos de resultados: os orgânicos e os patrocinados.
Os resultados orgânicos são gerados a partir de um algoritmo que identifica páginas na web com conteúdo relacionado. Em seguida, essas páginas passam por diversos parâmetros do algoritmo, que lista os links por relevância. Já os resultados patrocinados provêm de empresas ou empreendedores digitais que pagam para terem seus anúncios exibidos na primeira página.
Gerando anúncios com o AdWords
O AdWords é a ferramenta do Google utilizada para criar e gerenciar campanhas e anúncios. Dessa forma, é possível criar anúncios que sejam segmentados para um público específico, em uma região específica e em um horário específico, aumentando suas chances de encontrar o público certo para sua empresa.
As redes do Google
O Google se divide em duas redes: a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. A primeira é ideal para quando o seu cliente está procurando o seu negócio, assim, ele digita as palavras-chave e o link de seu site (ou telefone e localização do seu negócio) aparece nos resultados. Por exemplo, o usuário digita no Google “conserto de encanamento” e, entre os resultados, está o site de sua empresa.
A Rede de Display é ideal para tornar sua marca conhecida, pois permite que você utilize diversos tipos de mídia como imagens e vídeos— são os famosos banners, encontrados em quase todos os portais. Dessa forma, você consegue criar anúncios que sejam visualmente atrativos. Além disso, na Rede de Display, seu anúncio pode ser exibido em milhões de sites parceiros do Google que possuam conteúdo relacionado ao que você está oferecendo.
Use o remarketing
Já notou que algumas vezes, ao sair de uma loja virtual, os produtos que você visualizou continuam aparecendo em diversos banners em outros sites? Esse recurso se chama remarketing e ele funciona lendo cookies (pequenos arquivos que são gravados em seu navegador) que informam quais páginas e produtos você visualizou.
Quando utilizado corretamente, o remarketing pode aumentar muito suas taxas de conversão, pois lida com usuários que já demonstraram interesse em seu produto ou serviço. Essa é uma maneira eficiente de anunciar no Google e aumentar suas vendas!
Escolhendo o investimento certo para minha empresa
Os links patrocinados do Google são cobrados por clique (CPC — custo por clique) e cada palavra-chave possui um valor que só é cobrado quando o usuário entra em seu site por esse link. Há também o CPA (custo por aquisição), no qual você paga apenas se o cliente realizar uma tarefa dentro de seu site, como assinar uma newsletter. O CPM (custo por mil impressões) é cobrado a partir de mil impressões do anúncio na tela. O investimento mais adequado varia de acordo com a estratégia de marketing da sua empresa.
Anunciar no Google é uma vantagem estratégica que toda empresa deve explorar para aumentar as suas vendas. As opções de segmentação oferecidas para seus anunciantes tornam as campanhas de publicidade muito mais eficientes, pois atingem apenas o público certo. Isso gera resultados melhores, com transparência e ótimo ROI.
E então, entendeu como anunciar no Google da melhor maneira possível para aumentar as suas vendas? Aproveite para contar para a gente quais outras vantagens o buscador oferece! Não se esqueça de também de curtir nossa página no Facebook e compartilhar esse conteúdo nas redes sociais. Participe!