Funil de vendas é uma estratégia essencial do Inbound Marketing para ser uma alternativa mais barata e eficiente ao marketing tradicional. O Inbound cria uma relação mais próxima do cliente, o acompanhando desde os primeiros contatos com sua marca até o pós-venda.
O que é funil de vendas e como utilizá-lo da melhor maneira possível nas estratégias de marketing da sua empresa? Aprenda abaixo!
Quais as necessidades do seu cliente?
Com o processo do funil de vendas, o feedback dos efeitos que sua marca causa em seus futuros e atuais clientes é acompanhada em tempo real. Isso significa que a experiência em atendimento da sua empresa será personalizada para atender aos diversos perfis que procuram ou já utilizam de suas soluções.
A estratégia é que toda interação online seja feita e monitorada com o intuito de satisfazer as necessidades apontadas ao longo da interação. Conhecendo o nível de envolvimento com seu cliente, cada ação é pensada como um diálogo, muito mais do que uma propaganda.
Como é dividido o funil de vendas?
Topo do funil
É onde se localiza o cliente em potencial, que ainda desconhece sua marca ou a necessidade de seus serviços. Nessa etapa, o marketing é desenvolvido para aumentar o tráfego, com o objetivo de torná-lo um consumidor real pela criação de interesse no que sua empresa tem a oferecer.
Com um mercado competitivo, o topo do funil não permite que a marca fique à espera do cliente. Ela prepara clientes para conhecer e entender sua função e porque precisa do seu produto ou serviço.
Para isso, a produção de conteúdo tem que ser constante e diversificada, para que visitantes se tornem leads e comecem a interação. São utilizados como interação mídias sociais, posts em blogs e Newsletters.
Meio do funil
Nesse estágio, o visitante já conhece a marca e o que está esperando dela. Ele faz pesquisas sobre o que precisa e está em processo de decisão para se tornar um cliente.
É onde a marca precisa se mostrar presente e útil, com interações personalizadas, a partir das informações coletadas quando ele se tornou um lead. Nutrir esses leads com informações relevantes é mais rápido e barato do que aquisição de novos clientes, que nem sempre estão preparados para receberem os seus serviços.
Esse nível é caracterizado pela troca de informação, em que coletar dados para aprimorar a relação com o lead é de extrema importância. Aqui, são utilizados como estratégia post em blogs, newsletter personalizada e e-book, que aprofunda os assuntos tratados nos posts.
Fundo do funil
É onde a interação é avaliada pelo futuro consumidor e ele escolhe qual empresa efetuará seu pedido. Essa é a parte em que se avalia os pontos positivos e negativos das ações da equipe de vendas e o processo é melhorado para que, na próxima visita, seja feita a conversão de lead para consumidor real.
Para garantir o sucesso dessa etapa, recursos como o Case de clientes são utilizados para apresentar histórias de sucesso da sua empresa por meio de relatos dos seus atuais clientes. Outra tática é o Webinars para vendas, que se utiliza de voz e vídeo para explicar de uma maneira mais próxima do cliente cada etapa da compra.
Como otimizar o funil de vendas?
Nem todo lead está preparado para o meio do funil, em que recebe a interação personalizada da equipe de vendas. Esse tipo de lead aumenta o número de contatos a serem feitos, sobrecarregando o time e impedindo um trabalho mais aprofundado em uma ligação com maior potencial de conversão.
Por isso, é imprescindível que a qualidade do lead seja levada em consideração. Visitantes em blogs e redes sociais com maior interação em links e posts estão mais conectados com sua marca.
Eles estão aptos a receberem um conteúdo mais aprofundado sobre a solução que você está oferecendo. Clientes que se inscreverem no site, mas ainda não demonstraram interesse, podem ser encaminhados ao marketing para que o engajamento deles aumente, antes de serem levados ao fundo do funil.
Que tal adotar as dicas de funil de vendas e aumentar suas vendas? Deixe seu comentário abaixo contando sua experiência!